Notícias do Novo Tílias News

Hoje faz 80 da morte do fundador da Treze Tílias


28 de junho é uma data emblemática para Treze Tílias, foi nesta data em 1939, que morreu de forma inesperada, o fundador da cidade, o ministro Andreas Thaler. 

A data será lembrada por meio de uma missa na igreja matriz às 19 horas desta sexta-feira. A celebração da missa será em homenagem em sua memória e ao legado trazido pelo líder austríaco para Treze Tílias. A missa contará com a participação especial da Banda dos Tiroleses.

Findada a 1ª Guerra Mundial, uma profunda crise econômica assolou toda a Europa. A Áustria derrotada na guerra, perdeu grandes áreas do seu território para a Hungria e Tchecoslováquia, além do chamado Tirol-Sul para a Itália, ficando numa situação crítica, por não poder mais desenvolver seu potencial agrícola pela falta de terra.

Dentro deste contexto social, surgiu a necessidade de se procurar nova terra para tantos filhos de agricultores, agora sem terra. Apoiado pelo governo austríaco, o ministro Andreas Thaler fez três viagens de estudos à América do Sul, quando visitou o Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, buscando adquirir terras para uma colonização.

Definido o local, a partir de 1933, Andreas Thaler liderou um processo imigratório para Santa Catarina, fundando em Treze Tílias uma colônia austríaca.

De acordo com a história, por volta das 23 horas do dia 27 de junho de 1939, um foguete luminoso disparado pelo padre Monsenhor João Reitmeier da paróquia local, dava o sinal de alarme aos moradores de Dreizehnlinden.

A partir da daí, aproximadamente 20 homens com focos luminosos, dirigiram-se para a cabeceira da ponte sobre o então Rio Vale do Moinho, atual Rio Papuan. 

Em decorrência de uma grande enchente que atingia toda a região, ficou acumulado uma grande quantidade de madeira e galhos, formando uma represa, impedindo o escoamento da água.

Havia o perigo eminente de a ponte se romper e, as águas represadas poderia se precipitar com violência para a parte inferior do vilarejo, podendo destruir as fábricas e as moradias próximas ao longo do leito do rio.

Foi realizada uma tentativa de desobstruir o represamento, e Andreas Thaler, o líder da colônia, encontrava-se em pé em cima da ponte, iluminando o local com uma lanterna e orientando o trabalho dos homens.

De repente, a ponte se ergueu, virou-se com ímpeto e desapareceu nas águas furiosas, levando seis homens, entre os quais, Andreas Thaler.

O corpo de Thaler só foi encontrado no dia 1º julho, a uma distância de aproximadamente um quilometro abaixo do local do incidente. Ele foi sepultado sob forte comoção no dia 02 de julho de 1939.

Um dos bisnetos do Ministro, o escultor Werner Thaler, diz que a morte repentina do líder da comunidade gerou incertezas e dificuldades para a comunidade, que já vinha enfrentando problemas, por conta da conjuntura política e econômica mundial naquela época, na eminência da 2ª Grande Guerra.

Werner lembra que um ano antes, em 1938, a Áustria havia sido anexada a Alemanha, proibindo a vinda de novos imigrantes para o Brasil, além disso, a Alemanha havida enviado um interventor para Treze Tílias para assumir a coordenação da colonização. A intenção do Ministro era trazer para Treze Tílias até 30 mil pessoas.

Para Werner Thaler, o dia 28 junho de 1939, provavelmente foi o dia mais difícil da história de Treze Tílias. Para lembrar os 80 anos da morte e a trajetória do visionário austríaco, a reportagem da Rádio Tropical FM, fez uma entrevista em vídeo com escultor o Wener Thaler, que conta detalhes da história da bisavó.

Fonte: Rádio Tropical FM