Notícias do Novo Tílias News

Em visita a Santa Catarina, Moro posa para selfie com fãs e visita complexo penitenciário

Ministro chegou ao Estado por volta das 9h30, acompanhado da deputada federal Caroline de Toni (PSL)

Pela primeira vez em Santa Catarina desde que tomou posse como ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro chegou a Chapecó na manhã desta sexta-feira (7), por volta das 9h30. No aeroporto, ele desceu do carro oficial e conversou com fãs. A passagem de Moro ocorre um dia após a visita da ministra Damares Alves a Florianópolis.

Moro logo após desembarcar em Chapecó – Willian Ricardo/ClicRDC/Divulgação/ND

Moro realiza uma visita ao complexo penitenciário, onde 862 detentos trabalham em convênio com 23 empresas. Aproximadamente 120 homens do Deap (Departamento de Administração Prisional) estão envolvidos na escolta e segurança do ministro. Cada visita dentro das unidades deve durar cerca de 10 minutos.

A comitiva do ministro chegou por volta das 10h à administração da unidade prisional, onde Moro foi recepcionado por autoridades e pelos diretores dos presídios que fazem parte do complexo. A imprensa não foi autorizada a se aproximar do local. Uma coletiva com Moro deve ser realizada após a no presídio feminino de Chapecó.

120 homens do Deap trabalham na escolta de Moro – Diego Antunes/RICTV


O ministro veio acompanhado da deputada federal Caroline de Toni (PSL). O ministro pretende retornar a solo catarinense em julho, quando deve passar por três cidades. A expectativa é que a visita, marcada para 12 de julho, contemple Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

Ministro Sérgio Moro e deputada federal Caroline de Toni a caminho 
de Chapecó nesta sexta-feira – Reprodução/Instagram

Ampliação das oficinas de trabalho


Ainda nesta sexta, o governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, lançam um chamamento público voltado a empresas interessadas em oferecer oficinas de trabalho para detentos no Complexo Penitenciário de Chapecó.

Esquema de segurança para a chegada de Moro no Complexo 
Penitenciário de Chapecó – Diego Antunes/RICTV

O anúncio na Penitenciária de Chapecó é o primeiro, mas o governo do Estado fará, na sequência, chamamentos em todas as unidades prisionais de Santa Catarina.


Durante a visita de Moro, também será assinado um convênio com a Prefeitura de Chapecó para a aquisição de até 10% do consumo do município da horta mantida pelos detentos da Penitenciária Agrícola de Chapecó. Os alimentos serão usados para abastecer a rede de assistência social e os programas de segurança alimentar e nutricional do município.

Fonte: ND+