O projeto de lei complementar que prevê a criação do programa municipal de reciclagem participativa foi apresentado na noite de ontem (17) pela vereadora Sandra Cividini.
Segundo ela, boa parte da população já separa o lixo em suas residências, mesmo que a recolha seja feita por um único caminhão, já que na destinação a empresa pode separar.
A sugestão é da criação de um espaço único para o depósito desses materiais, que podem ser encaminhados para reciclagem.
O vereador Osmar da Costa aproveitou a oportunidade para pedir uma periodicidade maior de coleta de lixo no interior do município, que atualmente acontece a cada 3 meses.
O projeto da vereadora Sandra Cividini foi baixado nas comissões para análise dos vereadores. A mesma vereadora também sugeriu melhorias na Rua 15 de Novembro, até a Rua Videira.
O presidente da Câmara de Arroio Trinta, Amarildo Turmina detalha que do executivo foi encaminhado um projeto que prevê a autorização para modificação do plano de cargos e salários, acrescentando ao cargo de vigilância sanitária, atribuições relacionadas ao meio ambiente.
Amarildo explica que essa atribuição permitirá ao servidor a elaboração dos laudos necessários para o sistema de coleta e tratamento do esgoto, já que ele dispõe da formação necessária, restando somente a alteração para que seja reconhecido por órgãos de regulação como a Agência Reguladora Intermunicipal (ARIS).
O projeto também foi baixado nas comissões parlamentares para análise.
Na palavra livre, o vereador Lídio Manenti comentou sobre a nova gerente de educação que assumirá a regional de Videira e também sobre a final do campeonato regional de Arroio Trinta.
Fonte: Rádio Tropical FM