"Quem labuta e luta, não morre. E estará sempre vivo em nossos corações”, destaca o coronel Giovani de Paula, da reserva remunerada, em sua alocução em homenagem aos policiais mortos em serviço, durante solenidade realizada na noite desta terça-feira, 7, na Capital.
A cerimônia foi realizada em frente ao Quartel do Comando-Geral, por volta das 20h30, e faz parte do calendário de eventos alusivos aos 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o subcomandante-geral, coronel Cláudio Roberto Koglin, participaram da solenidade, em meio aos policiais presentes e demais convidados.
Mais do que uma simples homenagem, um ritual diferenciado. Tochas acesas simbolizavam a vida, e paralelamente, naquela praça, onde crianças costumeiramente brincam com seus pais, em momentos de alegria, eram entoadas reflexões que nos faziam pensar naqueles que tombaram bravamente no cumprimento do dever. “A estes profissionais, que servem de exemplo e influenciam as novas gerações, prestamos esta homenagem”, colocou o capitão Alex Thomaz de Almeida, capelão da PM, ao citar Hebreus 11: 33-34, quando falava sobre encorajamento e continuidade.
Da mesma forma, o capelão também propôs para que sempre lembremos daqueles que já se foram. Daqueles que perderam suas vidas defendendo outras vidas. “É como se eles passassem o bastão para nós. Policiais que devem ser reconhecidos e lembrados todos os dias. Em cada gesto, em cada ação, em cada ocorrência bem atendida”, finalizou.
Na sequência, encerrando a cerimônia, foi realizada leitura dos nomes dos policiais mortos em serviço nos últimos cinco anos. A cada nome lido era apagada a chama de uma das tochas simbólicas, que representavam a “chama acesa” da vida.
Por fim, foi realizado o toque de silêncio e a salva de três tiros, em sinal de respeito. Duas viaturas finalizaram o ato com o acionamento das sirenes por um minuto.
Durante a noite e madrugada desta quarta-feira, 8, o Quartel do Comando-Geral permaneceu com suas luzes externas reduzidas, com destaque exclusivo ao Memorial dos Policiais Tombados em Serviço.
Fotos: 1º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS, soldado Rodrigo Nercolini Malinverni/CCS e tenente-coronel Alessandro Marques/1ªRPM
Fonte: Polícia Militar de SC