Será apresentada na próxima sexta-feira (31), às 19h30min, no Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba, a peça “Diálogos de Luz- Bezerra de Menezes & Emmanuel – Rio de Janeiro 1886”.
O espetáculo, que está circulando por várias cidades do país, é uma produção da Rama Kriya, inspirada em fato ocorrido no Rio de Janeiro, às vésperas do Século XX.
A peça retrata a relação amistosa entre o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, conhecido à época como “o chefe dos Espíritas”, e um sacerdote católico chamado Amaro, ninguém menos que o Espírito Emmanuel reencarnado. Segundo relato de Chico Xavier, registrado no livro “Deus Conosco” (Ed. Vinha de Luz), eles se conheceram e conversaram abertamente sobre o Espiritismo. Com base nesses fatos, confirmados ou revelados por fontes confiáveis, foram construídos os diálogos.
SINOPSE
No alvorecer do Espiritismo no Brasil no final do século XIX, Dr. Bezerra de Menezes enfrenta grandes desafios, tais como a repressão política, as pressões sociais, a divisão interna entre os espíritas “místicos” e “científicos”, além da difícil decisão de assumir ou não a presidência da Federação Espírita Brasileira. Entre outros dilemas pessoais do Kardec Brasileiro, está a pressão familiar, que era contra sua postura de não cobrar suas consultas, e sua compulsão em doar todos os bens.
Os diálogos se passam numa capela do Rio de Janeiro, ao longo de doze anos, onde Bezerra conhece Padre Amaro, um sacerdote da igreja católica, em quem descobre um grande amigo e confidente. Por outro lado, Padre Amaro, (reencarnação de Emannuel) passa a se interessar pelo espiritismo apresentado pelo novo amigo, e questionar de que modo poderia conciliar suas convicções reencarnacionistas com a doutrina católica. Esse encontro desses grandes mestres espirituais promete uma reflexão que ultrapassa os limites estreitos do relato biográfico.
Ingressos a venda na secretaria do Teatro Alfredo Sigwalt e no Centro Espírita Obreiros da Luz (fone: 3521-3351).
Serviço:
Espetáculo Teatral – Diálogos Imaginários – Emmanuel e Bezerra de Menezes
Dia 31 de maio de 2019
Teatro Alfredo Sigwalt
Horário: 19h30min
Ingressos limitados: inteira R$ 70,00/meia R$ 35,00
Informações: teatro@teatrojoacaba.org.br
Fonte: Telles – Comunicação