O evento, realizado na noite de ontem (22), foi uma promoção da Câmara Técnica do Turismo do Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), de Arroio Trinta.
Conforme o presidente do Conselho do DEL e vice-prefeito Ildefonso Cividini, foi uma surpresa a quantidade de pessoas interessadas nos assuntos relacionados ao turismo e que estão dispostas a investir no turismo.
Nas mais de duas horas de conversa, foram esclarecidas várias dúvidas sobre o potencial turístico da região, bem como a captação de recursos.
O evento contou com a participação de representantes do turismo de outros municípios, como Salto Veloso, Macieira e também Treze Tílias.
Segundo Ildefonso Cividini, isso é muito importante por conta da força do turismo integrado, ou seja, da união dos municípios para fazer com que o turista venha para a região e permaneça aqui por mais tempo.
O palestrante da noite, Wilson Miguel Oliveira, do grupo Eco&Eco, apresentou aos participantes algumas linhas de investimento que permitem que o empresário invista no turismo, sem precisar tirar dinheiro do próprio bolso.
Segundo ele, a região oeste tem um potencial gigantesco para o desenvolvimento do turismo, basta que as pessoas acreditem e invistam nessa ideia.
“O turismo está para o oeste de Santa Catarina assim como o petróleo está para a Arábia Saudita”, destacou Wilson Miguel.
Entre os pontos favoráveis está o grande fluxo de turistas pelas 282 e 153, além da grande quantidade grande de produtos a serem explorados, como a Guerra do Contestado, o potencial de água termo mineral, segundo maior lago de Brasil em Itá, turismo cultural, hospitalidade e gastronomia.
De acordo com ele, as iniciativas público-privadas são fundamentais para o desenvolvimento de projetos turísticos, desde o planejamento até a execução.
Fonte: Rádio Tropical FM