Até onde vai a sua paixão pelo trabalho? O jovem Roberto Tressoldi de apenas 11 anos já decidiu o que quer ser quando crescer: produtor rural. Seguindo os passos dos pais Marcos e Débora Tressoldi, o garoto já trabalha na propriedade desde muito cedo.
Além de estar sempre presente na ordenha, ele também ajuda a tratar os terneiros e manejar os animais. Para ele, trabalhar com o gado de leite sempre fez parte da brincadeira de criança.
E foi a paixão pela atividade leiteira que mudou até o penteado de Beto, como é chamado pela família e os amigos. Foi durante o Clube da Bezerra, realizado na 7ª Expotílias, que o adolescente prometeu “Se minha novilha ficar campeã, eu corto o cabelo igual a ela”.
E não é que ele foi o 1º colocado no concurso que contou com a participação de outras 10 famílias produtoras que tinham como missão desfilar com os animais da propriedade para a avaliação dos juízes.
Prêmio conquistado, foi a hora de cumprir a promessa. “Ele até hesitou por um momento, mas eu disse a ele que se deu a palavra agora era preciso cumpri-la”, lembra o pai Marcos Tressoldi, que também é vereador no município de Ibicaré.
E foi assim que a brincadeira ficou séria. Beto, que não havia conquistado apenas o prêmio do Clube da Bezerra, mas também a simpatia e a amizade de todos os colegas produtores que também participavam da exposição de gado, cortou o cabelo, no mesmo estilo da bezerra campeã.
“São todos meus amigos”, afirma o menino sobre os responsáveis pelo corte de cabelo.
Marcos lembra ainda que só participou do concurso leiteiro devido a grande insistência de Beto. “Eu não tinha a intenção de participar do concurso, mas eu não poderia decepcionar os meus filhos. Eles queriam muito que participássemos.
A propriedade da Família Tressoldi foi destaque também no torneio leiteiro da Expotílias, conquistando o 1º lugar na categoria vaca holandesa adulta. O animal produziu 58,080kg.
Atividade familiar
A propriedade da família de Beto está localizada na comunidade de São José, interior do município de Ibicaré. De acordo com Marcos Tressoldi, são 20 anos trabalhando na atividade, com investimento em infraestrutura e também genética.
Trabalham na propriedade da família de Beto, os pais Débora e Marcio, os irmãos Luiz Fabiano e Marcos Ricardo, além dos tios Alexandre e Letícia e os avós Décio e Rosa Tressoldi.
Beto estuda hoje na 6ª série do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Irmão Joaquim, em Ibicaré.
Fonte: Rádio Tropical FM