Morreu na noite desse domingo, 26, Vânio Antônio Czerniak, aos 57 anos. Ele morava no bairro dos Municípios, em Caçador, e possuía no quintal da sua casa o pinheiro mais famoso do país devido à superprodução.
Vânio lutava contra um câncer e deixou esposa e dois filhos. O corpo está sendo velado no Memorial São Pedro, em Caçador, e o sepultamento será realizado em Arroio Trinta, às 15h desta segunda-feira, 27.
História
Vânio Czerniak chegou ao município em 1986, quando plantou em sua propriedade algumas mudas de araucárias. Oito anos depois, uma das plantas já dava sinais de que se diferenciaria dentre as demais. Esta começou dar sementes dois anos antes do que é considerado normal.
Em 2008, o pinheiro caçadorense produziu 374 pinhas e foi pauta de uma reportagem exibida pelo programa Globo Rural para mais de 150 países. Em 2009, foram registradas 398 pinhas, e em 2015 o recorde foi superado com as 674 pinhas. A araucária é recordista no mundo pela produtividade.
Além da superprodução, o pinheiro também é destaque por produzir sementes graúdas e com poucas falhas.
A produção da família tem gerado exportação para todo país, até mesmo no exterior, para países como Portugal e Estados Unidos. O pinheiro também foi atração na França.
Fonte: Caçador Online