Notícias do Novo Tílias News

Videira – Projeto antidrogas e gincana são realizados pelo COMAD com escolas

Conselho Municipal Antidrogas atua em empresas e escolas há 4 anos



Criado para articular com as empresas públicas, privadas e a sociedade civil organizada a formação de uma rede integrada que deverá discutir, planejar e avaliar as ações antidrogas do município, constituindo assim o subsistema municipal de combate e prevenção do uso indevido de drogas, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) atua há 4 anos em Videira. Algumas ações, direcionadas ao compartilhamento de informações, já estão sendo trabalhadas em escolas e empresas quando solicitado. Apesar do trabalho do COMAD ainda ser pouco conhecido, o vice presidente Francisco Marchetti afirma que o conselho é atuante.

Diversos projetos são desenvolvidos pelo COMAD, explica a presidente Jociane Dutra. Um deles é o “Projeto Amor e Proteção, COMAD em Ação” que busca evitar e combater o uso de drogas. O projeto já foi desenvolvido em 2017 com as escolas Fidélis Fantin do bairro Cibrazém e Eurico Rauen do bairro São Cristóvão com boa participação. Em 2018 foi a vez da escola Josefina Caldeira de Andrade (JOCAN) do bairro Farroupilha. Para este ano existe a confirmação de participação da escola Esther Crema Marmentini do bairro Santa Gema e o conselho aguarda a confirmação da escola Valdemar Kleinubing do bairro Floresta. O projeto visa o público de 8º e 9º anos, de acordo com o que a escola julgar necessário. Após o projeto ser apresentado na Comunidade Terapêutica São Francisco (CTSF), os professores aplicam o projeto através das disciplinas na sala de aula, explica Jociane.

Em um segundo momento o COMAD apresenta o projeto na escola para alunos e pais. Em um terceiro momento os alunos visitam a CTSF para conhecer como é o tratamento dos usuários e também uma visita na Unidade Prisional Avançada (UPA) com o intuito de perceber quais são as consequências do uso de drogas. Outra visita possível é no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para obter conhecimento de quais doenças estão envolvidas ao uso de drogas. Para finalizar é obtido um feedback e avaliado o resultado.

Outro projeto, recentemente lançado pelo COMAD, é uma gincana que será realizada no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate às Drogas. O evento acontecerá no período da manhã no Centro Poliesportivo Municipal Sérgio Luiz Marafon, antigo Ginásio Medalhão, e terá premiação para os participantes. Jociane revela que foi feito convite às escolas do município e do estado.

Fonte: Rádio Vitória