Notícias do Novo Tílias News

Tráfego da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis deve ser liberado em 30 de dezembro, diz governo

Prazo foi dado ao estado pela construtora responsável pela restauração da estrutura.

Obra de reforma da Ponte Hercílio Luz chega a 80% de trabalhos concluídos.
Foto: James Tavares/Secom

O tráfego da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, deverá ser reaberto no dia 30 de dezembro deste ano, informou nesta segunda-feira (8) o governo de Santa Catarina. A data foi repassada ao estado pela construtora responsável pela restauração da estrutura, que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente. Conforme o poder público, a reforma está 80% concluída.

Nesta segunda, o governador Carlos Moisés (PSL) visitou a construção. Conforme informações divulgadas pelo governo, a empresa portuguesa Teixeira Duarte, que faz a reforma, disse que a retirada das estruturas auxiliares de suporte está prevista para ocorrer em março de 2020.

O valor total da obra, iniciada em 2008 e interrompida em mais de uma ocasião, já passa dos R$ 360.606.007,23, disse o governo catarinense.

A prefeitura da capital, que deverá definir quais veículos poderão passar pela ponte, quer priorizar ciclistas, pedestres e o tráfego de ônibus quando os trabalhos forem finalizados.


História e estrutura

A Hercílio Luz foi liberada para o trânsito em maio de 1926. A estrutura tem 821 metros, formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros.


A altura das torres principais é de 74,21 metros e a altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem peso aproximado de 5 mil toneladas.

A ponte foi interditada desde 1991 por má conservação e, nos anos seguintes, passou por manutenção. O primeiro contrato de recuperação foi assinado em 2006. Desde então, outras empresas assumiram, mas acabaram abandonando a restauração.

Fonte: G1 SC