Notícias do Novo Tílias News

Realizada Conferência Municipal de Saúde em Água Doce

Durante a tarde desta quarta-feira (03), foi realizada nas dependências do Centro de Referência do Idoso, a 6ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O evento foi coroado de sucesso pela grande participação de público, convidados e representantes de entidades e também do Poder Legislativo.

Os eixos temáticos da conferência foram: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Dentre os vários objetivos do evento, estão o de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde para garantir a saúde como direito humano, sua universidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, bem como, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 16ª Conferência Nacional de Saúde, além de avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), e dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Saúde.

Todas as pessoas que participaram da Conferência de Saúde de Água Doce, tiveram direito a voz e voto na discussão do aperfeiçoamento da Política Pública de Saúde.

Durante o evento, os trabalhos de grupos serviram para aprofundar os temas e elaborar propostas que foram aprovadas para posterior apresentação na Conferência Estadual de Saúde que será realizada em Florianópolis entre os dias 4 e 6 de junho deste ano.

“O saldo da nossa Conferência foi positivo e esperamos ampliar a representação dos sujeitos participantes, bem como melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas, além de reduzir e qualificar o número de deliberações, e estrategicamente aprovar prioridades, diretrizes e ações que possam influenciar e incidir na formulação dos Planos de Saúde e Planos Plurianuais para o período de 2019 a 2022”, resumiu a secretária da Saúde e Bem Estar Social de Água Doce, Marli Guerreiro, que na oportunidade aproveitou para fazer um resumo dos trabalhos desenvolvidos pela sua pasta durante todo o transcorrer do ano que passou.

A Conferência foi finalizada com a palestra proferida por Nédio Luiz Conci, ex-vereador e secretário da Saúde de Chapecó, que falou sobre o tema em destaque do evento, ou seja, o SUS.












Fonte: Assessoria de Imprensa