A sessão da câmara de vereadores de Treze Tílias, desta segunda-feira, dia 22, foi marcada pela homenagem aos bombeiros voluntários de Treze Tílias, que no dia 20 de abril, completaram 24 de atuação.
Os 24 anos de muitas histórias, de responsabilidade e seriedade de voluntariado prestado à comunidade, para resguardar a cidade e salvar vidas, foram destacados pelos vereadores e homenageados.
O empresário Konrado Moser, um dos mentores da implantação dos bombeiros voluntários de Treze Tílias, falou na tribuna, e lembrou como surgiu a fundação dos voluntários trezetilienses. Ele contou que o primeiro passo foi conhecer o sistema de funcionamento dos bombeiros voluntários da Áustria.
A etapa seguinte consistiu na escolha de pessoas com o perfil de voluntariado e, com diversas profissões como, engenheiro, construtor, mecânico e eletricista, com o objetivo de prestar atendimento com rápida resolução.
Konrado Moser disse que o início foi difícil, com poucos recursos, mas com o engajamento de voluntários da Áustria e da comunidade trezetiliense. A iniciativa foi ganhando força com muitos apoiadores, o sonho dos bombeiros voluntários se tornou realidade.
Conforme relato de Konrado Moser, os primeiros recursos para construção da sede própria dos bombeiros vieram da Áustria por meio da venda de lanches, feita por voluntários austríacos. Aqui em Treze Tílias, os primeiros recursos vieram através de promoções como bailes, jantares e almoços.
Na opinião do primeiro presidente dos Bombeiros de Treze Tílias, André Moser, uma cidade e um país que não tem pessoas que se dedicam ao voluntariado, não se desenvolve não e cresce. André Moser, observa que os bombeiros contam atualmente com muitos voluntários jovens, o que segundo ele, é motivo de satisfação e sinal que a guarnição está cada vez mais consistente.
A fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, aconteceu no dia 20 de abril de 1995.
Como homenagem, pelos 24 anos, os Bombeiros Voluntários receberam da câmara de vereadores, uma placa feita em madeira.
Todos os vereadores parabenizaram e enalteceram o trabalho desenvolvido, cem por cento voluntário, o que acordo com os vereadores, é motivo de muito orgulho para os cidadãos trezetilienses, especialmente pelo fato de o município contar com pessoas que se doam e correm riscos em favor do próximo e da segurança da cidade.
Ainda na sessão desta segunda-feira, a vereadora Dirlei Barbieri Rofner, falou da Tribuna Livre e destacou a boa participação de trezetilienses e visitantes na Osterwanderung, a Trilha de Pascoa, evento realizado no sábado, dia 20.
Segundo ela, o evento vem crescendo a cada ano e parabenizou a organização pela iniciativa. Dirlei observou que a cidade estava bastante movimentada durante o último fim de semana, o que deverá se repetir, segundo ela, neste fim de semana por conta da 7ª Expotílias.
O vereador Renato de Bastiani, também usou a Tribuna Livre, e lamentou a demora do atendimento do IGP, por ocasião da morte do jovem trezetiliense, vítima de acidente, na última quinta-feira. Segundo o vereador, a família teve que esperar mais de seis horas, até a chegada do IGP no hospital de Treze Tílias. De acordo com Renato de Bastiani, a situação foi de descaso.
Fonte: Rádio Tropical FM