Notícias do Novo Tílias News

Bombeiro orienta sobre os cuidados na colheita do pinhão

Região teve registro de morte por queda de pinheiro nos últimos anos



Abril marca o tradicional início da colheita pinhão, que se estende até junho. É nesta época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas e liberar as sementes. A colheita, no entanto, exige muitas vezes que se suba nas árvores.

Com a venda e colheita liberada nesta segunda-feira (1º), é comum as pessoas irem para o interior e subirem em pinheiros para tirar as pinhas. Porém, todo o cuidado é pouco. Em 2016, um homem de 45 anos morreu após sofrer uma queda de um pinheiro enquanto tentava tirar uma pinha, em Fraiburgo. Em 2018, um jovem de 22 foi vítima fatal da queda de um pinheiro em Lebon Régis.

Para falar sobre a segurança e os cuidados necessários no momento da colheita, o bombeiro voluntário, Giancarlo de Oliveira, repassa algumas orientações para evitar acidentes com relação a isso. A primeira dica é procurar por pinhões que já tenham caído. Caso não encontre, o ideal é estar com equipamentos de segurança. "A gente sempre aconselha que seja por lazer ou trabalho, as pessoas colham o que já está no chão. Apenas em últimos casos subir no pinheiro. E se for o caso de subir, é importante que a pessoas estejam com o equipamento de segurança adequado. Pode vir um forte vento e desequilibrar a pessoa que está na árvore, pode ter algum animal peçonhento e, além disso, outras situações que fazem com que essa atividade seja perigosa se exercida incorretamente", destaca o bombeiro.

Segundo o bombeiro, historicamente já houve ocorrências atendidas nos últimos anos devido a queda de altura envolvendo a colheita do pinhão. "Temos casos registrados na região e esses casos nos mostram que é um assunto sério, e que se as pessoas querem subir na árvore, que tenham cuidado, pois é perigoso", disse.


Sobre a colheita


O objetivo da data para início do comércio e da colheita é proteger a reprodução da araucária. Mesmo sendo colhido na data permitida, a regulamentação proíbe, em qualquer data, o consumo e a venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.


  • Fonte: Rádio Videira/ Rádio Caçanjurê