O projeto foi aprovado na sessão desta segunda-feira, dia 1º. A vereadora Soraya Boesing Juchen, comentou que o projeto aprovado vai trazer importantes melhorias para atuação do Conselho Tutelar. Na opinião da vereadora, o Conselho Tutelar, é um órgão essencial para Treze Tílias, e que precisa de pessoas competentes, mas principalmente de um local adequado para funcionar com qualidade.
Dirlei Barbiere Rofener reforçou o comentário de Soraya e ressaltou que agora, o Conselho Tutelar terá um espaço para atuar com mais segurança, sigilo e ética.
O vereador José da Rocha usou a Tribuna Livre, para relatar a participação que teve no Encontro Estadual da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), realizado na semana passada em Florianópolis. O encontro contou com a participação de órgãos e autarquias do governo estadual, além de secretários setoriais e do Ministério Público.
O vereador informou que o governo sinalizou que pagará todos os recursos empenhados desde de 2014, assim como todas as emendas parlamentares empanadas em 2018, inclusive segundo Rocha, Treze Tílias poderá ser beneficiada com essas emendas.
Conforme José da Rocha, representantes do Ministério Público, repassaram orientações sobre o papel do vereador, que não é somente aprovar leis elaboradas pelo executivo, mas que também tem a responsabilidade de analisar e questionar, se necessário for.
Rocha ainda fez durante o encontro em Florianópolis, a defesa da moção de apoio que pede fim da cobrança de algumas taxas cobradas pelo Ecad. Segundo Zeca, a moção foi aprovada por unanimidade.
Zeca disse que gostou do curso e que de acordo com ele, foi muito proveitoso. A próxima assembleia da UVESC, poderá ser realizada em Treze Tílias.
O vereador Luiz Augusto Perond Weschendfelder, informou que Treze Tílias, realizará a 6ª Conferência Municipal da Saúde, na próxima semana. Ele parabenizou o setor de obras do município, pela implantação do passeio na saída para Videira.
Luiz Augusto também destacou que o município recebeu dois novos implementos agrícolas, uma plantadeira e um distribuidor de adubo sólido, com verbas do governo federal, por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Marco Tebaldi do PSDB, no valor de R$ 150 mil reais.
A vereadora Dirlei Barbieri Rofner informou que Treze Tílias, vai implantar a partir do 15, a coleta seletiva de lixo. Segundo ela, a empresa que fará o recolhimento já foi definida por meio de licitação.
De acordo com ela, a implantação do sistema contará com uma ampla campanha de esclarecimento e conscientização.
Deu entrada na sessão desta segunda-feira, projeto de lei do executivo, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do Município de Treze Tílias, no valor de R$ 60 mil reais.
O recurso será destinado para a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto foi encaminhado pelo presidente da câmara, Renato de Basiani para as comissões para análises e deverá ser votado na próxima sessão.
Fonte: Rádio Tropical FM