Notícias do Novo Tílias News

Aprovado projeto que amplia área de domínio da Celesc em Ibicaré

O projeto legislativo de autoria do vereador Marcos Tressoldi (PT), foi aprovado por unanimidade em duas votações e agora foi encaminhado para a sanção do prefeito Gianfranco Volpato.

 De acordo com Tressoldi as constantes quedas de energia elétrica já vinham sendo debatidas há muito tempo, não só no município de Ibicaré, mas também em toda região.

 Ao buscar informações junto à Celesc foi informado que a grande maioria dos registros de falta de energia são ocasionados por galhos e cascas de árvores que atingem a rede.

 O vereador apresentou então um projeto de lei que permite que a Celesc tenha acesso a essas áreas onde tem problemas mais graves e retire as plantações que estão causando a queda de energia, prejudicando o comércio, a indústria e os agricultores.

 Marcos Tressoldi explica que são áreas de domínio da Celesc que já existem há muitos anos, mas que compreendiam a 7 metros de cada lado da rede. Pelo projeto apresentado e aprovado, a área passa a ser de 20 metros para cada lado.

 Os principais problemas são registrados nas áreas onde há o plantio de pinus e eucalipto, cujos galhos e cascas acabam sendo arremessadas pelo vento na rede, o que ocasionam as quedas.

 O vereador esclarece que a área continua sendo de propriedade do agricultor, e que pode ser utilizado para atividade agrícola e pecuária, desde que não ocasione riscos à rede.

 Nos casos em que árvores nativas estejam ocasionando o problema, cabe a Celesc buscar a autorização para retirada da vegetação nativa junto aos órgãos competentes.

 Tressoldi destaca que o projeto rendeu vários debates na Câmara, mas que a participação da gerente regional Silvia Pozzobon em uma das sessões foi importante e esclarecedora para todos os vereadores entenderem a importância da alteração na lei.

 Após sancionado pelo prefeito Gianfranco Volpato o projeto deve ser encaminhado para  a Celesc, para que ela informe os órgãos competentes.

Fonte: Rádio Tropical FM