Os 56 anos do município de Treze Tílias, celebrados neste dia 29 de abril, foram destacados na Tribuna Livre, pelo vereador Luiz Augusto Perondi Weschendfelder, na sessão da câmara de vereadores, realizada nesta segunda-feira.
Luiz Augusto lembrou a história de emancipação do município e disse que é um momento de muito orgulho para os munícipes trezetilienses. Para Luiz Augusto, a data precisa ser lembrada e os precursores da emancipação devem ser reverenciados.
Luiz Augusto, assim como os demais vereadores, também destacaram a realização da 7ª Expotílias. Conforme manifestações dos vereadores, apesar das condições climáticas adversas, a Expotílias mais uma vez demonstrou, muito organização, muitas novidades, entretenimento e alta qualidade genética do gado leiteiro apresentado na feira.
Os vereadores também parabenizaram os expositores e pessoas que visitaram a feira.
Dirlei Barbieri Rofner observou que o evento tem crescido ano a ano. Ela também destacou que a estrutura montada suportou as fortes chuvas e ventos registrados, durante o evento.
José da Rocha, usou a Tribuna Livre para destacar o papel e a atuação da UVEMOC, a União dos Vereadores do Meio Oeste Catarinense.
Ele citou como exemplo, o encaminhamento de uma Moção que pede o fim da cobrança de taxas do Ecad em hotéis, o documento foi apresentou no Encontro Nacional dos Vereadores em Brasília na semana passada.
José da Rocha criticou a falta de recepção da câmara de Treze Tílias, aos demais colegas da região, por ocasião da reunião da UVEMOC, realizada em Treze Tílias no dia 18 de abril.
Segundo o vereador, não foi disponibilizado material de expediente, pois as repartições da casa estavam fechadas, estando aberto apenas o plenário do legislativo.
Zeca ainda disse que houve baixa participação dos vereadores de Treze Tílias na assembleia da entidade, mas ressaltou que o trabalho e a participação na UVEMOC é voluntária, onde ninguém recebe nada por isso e, ressaltou que ninguém é obrigado a participar dos encontros e disse que entende também que os vereadores têm outros compromissos, e nem sempre podem participar destes encontros.
As afirmações de José da Rocha, causaram mal-estar interno na casa. Segundo o presidente Renato de Bastiani, a câmara não foi consultada para sediar o encontro em Treze Tílias, e não foi oficiada para a assembleia. Luiz Augusto Perondi Weschendfelder tentou apaziguar o contratempo e, sugeriu que o diálogo é a melhor saída para situações como essas.
Já a vereadora Soraya Boesing Juchen, informou que a Escola Municipal Filomena Rabelo, realizará neste sábado, dia 04, o Dia da Família na Escola.
A sessão desta segunda-feira, contou com a visita dos vereadores Enilson Donadel, Cristiano Neris de Oliveira e Clodoaldo Vigolo da câmara de vereadores de Salto Veloso.
Fonte: Rádio Tropical FM