Notícias do Novo Tílias News

Tuberculose segue sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo

OMS estima que 4,5 mil pessoas morrem vítima da doença todos os dias


Videira – No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado no domingo, 24, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a doença mata, diariamente, quase 4,5 mil pessoas em todo o planeta e permanece com o status de doença infecciosa mais mortal do mundo.

No Brasil, em 2017, foram registrados 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. Em relação às mortes causadas, foram 4.534 óbitos pela doença, resultando em um coeficiente de mortalidade de 2,2 mortes para cada 100 mil habitantes.

A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Alessandra Perazzoli de Souza, dá mais detalhes sobre a doença, sintomas, diagnóstico e tratamento.



Em Videira, segundo Alessandra, não há, neste momento, nenhum paciente diagnosticado com a doença sendo acompanhado, no entanto, a demanda pelos exames são significativas todos os meses. Ela lembra ainda que são feitas ações de busca ativa, além disso, quem tiver alguma dúvida sobre o assunto pode buscar a orientação - as agentes de saúde também serão treinadas para atuar neste sentido.

Fonte: Rádio Videira AM