Foto: Paulo César – PC |
No final da tarde desta sexta-feira (15) nas dependências do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), aconteceu uma reunião de trabalho importante onde o assunto em pauta foi a implantação da Radioterapia no município de Joaçaba.
Participaram do encontro autoridades locais e estaduais, dentre elas, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini e o de Herval d´Oeste, Américo Lorini, o senador Jorginho Mello, a deputada federal Carmen Zanotto, o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, além de outras lideranças políticas, representantes da Regional de Saúde e convidados.
Depois da reunião foi decidido que por questões técnicas, o melhor local para implantação do projeto da Radioterapia é no Campus 1 da universidade, e não ao lado do HUST como era desejo de algumas pessoas.
Os próximos passos a serem dados para esta efetivação da Radioterapia em Joaçaba, será o de protocolar esse projeto no próximo dia 29, junto ao Governo do Estado, para que efetivamente a partir desta data, possa se ter um cronograma de execução da obra.
“Depois deste encontro não paira mais dúvidas de que a Radioterapia será uma realidade para Joaçaba e região em breve. Nós do hospital daremos todas as condições para esta obra, além de colocarmos à disposição os profissionais que são necessários para este tipo de serviço”, afirmou o diretor do HUST, Alciomar Marin.
O reitor da Unoesc local, Aristides Cimadon se mostrou otimista com o encontro desta sexta-feira, reafirmando esperar que a partir de agora as coisas aconteçam.
“Há alguns anos a gente vem trabalhando e planejando para que o serviço de Radioterapia seja uma realidade à nossa região. Destaco também a união de esforços para que esta conquista seja efetivada e a população necessitada seja a grande beneficiada”, resumiu Cimadon.
Já a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) ao fazer um resumo do encontro, salientou que das quatro obras do serviço de Radioterapia em Santa Catarina, apenas a de Joaçaba está parada.
“A obra de Chapecó já está concluída, enquanto que as de Itajaí e Tubarão estão em andamento, faltando apenas ter início esta aqui de Joaçaba”, frisou a deputada.
A reunião ocorrida nesta sexta-feira, foi resumida como muito rica em decisões por parte do senador Jorginho Mello (PR).
“Esse processo vem se arrastando há muito tempo e chegou a ser arquivado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina e de lá para cá estamos lutando para que este serviço seja disponibilizado as pessoas necessitadas na região de Joaçaba. Nosso empenho terá continuidade, porque temos a esperança de que até o final do ano que vem, o serviço de Radioterapia esteja em funcionamento nas dependências do Campus 1 da Unoesc”, disse o senador Jorginho Mello.
Por Julnei Bruno
Fonte: Rádio Catarinense