Ponte cedeu com o peso do caminhão(Foto: Eduardo Kuqertt Mossi / São Joaquim Online) |
A ponte das Goiabeiras teve parte da estrutura quebrada ao meio dia de sábado (23), quando um caminhão carregado de madeira passava pelo local. Ele estava vindo do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Na hora da travessia parte da ponte desabou. O caminhão ficou emperrado entre os trilhos.
Durante a tarde os motoristas tentavam tirar o veículo do local. Agora ela está interditada, sem passagem. Um problema para os produtores de maça e madeira, já que essa ponte faz parte da principal rota para o escoamento da produção entre os dois estados, a Rota Caminhos da Neve.
A ponte fica na SC-114 e faz divisa entre os municípios de São Joaquim, na Serra Catarinense, e Bom Jesus, no Estado gaúcho. A ponte é bem precária e perigosa. Como faz divisa entre os dois Estados ninguém assume a responsabilidade, geralmente os próprios produtores fazem a manutenção. Entramos em contato como Departamento Estadual de Infraestrutura, mas até o momento não houve retorno.
No ano passado a rota Caminhos da Neve chegou a ser federalizada, mas o processo está pendente. A Secretaria Estadual de Infraestrutura ainda não encaminhou todos os documentos exigidos pelo departamento que cuida das rodovias federais.
Por Eduarda Demeneck
Fonte: NSC TOTAL