Notícias do Novo Tílias News

Ovinocultores de Iomerê visitam cabanhas da Bahia e Sergipe em busca de aprimoramento genético do rebanho

Os irmãos Douglas e Cícero Zardo da Cabanha ZDO de Iomerê, estão investindo forte na evolução genética do rebanho. 

A busca pelo aprimoramento genético do plantel é uma constante e um compromisso levado a sério pelos proprietários da cabanha. 

Dentro desta perspectiva, no final deste mês de março, eles visitarão cabanhas nos estados da Bahia e Sergipe, berço da Raça Santa Inês do Brasil. 

Cícero e Douglas conhecerão cerca de dez fazendas que são destaque da raça nos dois estados. Para Douglas, a busca constante pela evolução genética é primordial para os altos índices produtivos. 

Ele explica que a intenção é buscar animais das melhores linhagens do pais. Ele diz que estão sempre atentos para acompanhar o crescimento da ovinocultura na região. 

A Cabanha ZDO é hoje a principal referência da Raça Santa Inês em Santa Catarina, e está cada vez mais imprimindo em seu rebanho, o que há de melhor em material genético no pais.

“A nossa região se destaca e avança na produção de ovinos e o aprimoramento do rebanho precisa acompanhar esse crescimento. Não queremos só quantidade, mas sim garantir a qualidade dos nossos animais”, afirma Cícero.

Há dez anos na atividade, a Cabanha ZDO, localizada na Linha Bridi, conta com 200 matrizes da raça Santa Inês. Os irmãos Zardo, constatam que a perspectiva da ovinocultura é promissora diante do senário nacional, pois atual produção, não consegue atender o consumo interno.










Fonte: Rádio Tropical FM