(Foto: Eduarda Demeneck/Diário Catarinense) |
A previsão do organizadores do Carnaval 2019 em Joaçaba é que 20 mil pessoas ocupem a Avenida XV de Novembro, local da festa na noite de sábado (2). Aos poucos os carros alegóricos são levados para o local que se transforma na passarela no samba. Toda a estrutura metálica está pronta e, na sexta-feira (1º), a avenida será fechada para a pintura.
Diferente dos últimos dois anos, dessa vez, o Carnaval de Joaçaba terá a presença de quatro escolas de samba.
A Acadêmicos do Grande Vale entra com o enredo No Contestado Vale do Carnaval, a Acadêmicos é uma grande Festa Cultural. A ideia é chamar atenção para as festas típicas culturais da região. Para mostrar essa história a escola vai contar com cerca de 1,2 mil foliões de várias partes do estado.
Já a vencedora do ano passado, a Aliança vai viajar no sonho de momo e anuncia Seja mais um rei nessa folia.
(Foto: Eduarda Demeneck/Diário Catarinense) |
Já a Unidos do Herval entra na passarela do samba com o enredo Tribal, mostrando a cultura afro, a trajetória do homem negro que foi escravo, rei, guerreiro, guardião. Para que tudo fique pronto até sábado, dezenas de pessoas trabalham no barracão.
O enredo fala sobre os reis, desde o sol (o astro rei), até o rei do Carnaval (Rei Momo). No barracão tudo está pronto e já sendo levado para os locais oficiais, onde as fantasias serão entregues aos foliões. Mais de 1,2 mil pessoas vão desfilar pela agremiação.
Joaçaba espera turistas do Rio e do Paraná
Tem quem veio do Rio de Janeiro e do Paraná só para participar da festa e se juntar aos mais de 800 foliões ao longo da avenida.
Com a mesma quantidade de pessoas entra na passarela a grande novidade da noite. A Escola Vale Samba volta a participar do Carnaval depois de dois anos fora. O falecimento do ex-presidente da agremiação, Alcemir Ribeiro, e problemas financeiros foram alguns dos motivos que levaram a escola a dar um tempo.
Mas, neste sábado, a agremiação promete fazer bonito. O enredo tem muito a ver com o momento em que estão passando: A força que nos move. Vão levar para a avenida a revolução em que o mundo passou, desde a sua criação até a era da tecnologia.
Para festejar os 40 anos, a Vale Samba a ajuda das outras escolas. Além disso, reutilizaram materiais e contaram com a criatividade para transformar as fantasias e alegorias.
Até esta sexta-feira, as escolas ainda participam dos ensaios técnicos na Avenida XV de Novembro, a partir das 20h. No sábado, o Desfile de Rua Oficial começa às 21h. A promessa é de uma noite com muito samba, alegria e brilho.
Por Eduarda Demeneck
Fonte: NSC TOTAL