A construção do conhecimento está intimamente ligada à leitura. As fontes bibliográficas informam sobre os mais variados assuntos, fomentam o senso crítico e embasam pesquisas. E com o objetivo de disponibilizar ainda mais possibilidades de consulta aos seus alunos, professores e funcionários é que a Unoesc assinou a base de dados “Minha Biblioteca”, incorporando a seu acervo, mais de 9 mil títulos de E-books.
A base de dados "Minha Biblioteca" é a principal base digital de E-books do Brasil, formada por um consócio entre as editoras Manole, Saraiva, do Grupo Gen e do Grupo Atlas, ou seja, reúne as principais editoras do país, disponibilizando materiais em diferentes áreas do conhecimento.
— A assinatura dessa base de dados, que é a principal do Brasil, se deu por conta dos esforços da Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) que colaborou conosco na integração desses títulos ao sistema Pergamum — afirmou, coordenador da Rede de Bibliotecas Universitárias, Tiago Diersmann.
Além da divulgação sobre a assinatura, de modo que todos possam saber que os E-books estão à disposição, a Biblioteca está capacitando, em sala de aula, os acadêmicos das primeiras fases e já disponibilizou para todos os usuários, um passo a passo no menu “biblioteca”, disponível no site da Unoesc. Também haverá, em breve, um tutorial em vídeo explicando como acessar.
— Por ser uma base de dados virtual, os títulos são disponibilizados em sua última a edição. Além disso, há o benefício da mobilidade plena, na qual o usuário pode acessar no computador, tablet celular a qualquer hora sem precisar se preocupar com tempo de devolução, que ocorre no caso do livro físico — afirmou.
Por fim, Tiago ressaltou que rede de Bibliotecas da Unoesc passa por constantes melhorias, disponibilizando aos usuários conforto e diversidade na hora dos seus estudos.
— Além da ampliação para a rede digital, temos mais de 500 mil exemplares de materiais físicos de diferentes para consulta. Ou seja, o usuário pode escolher entre acessar de forma virtual, aproveitar o aconchego de nossos espaços ou fazer ambos, já que todas as bibliotecas, além do acervo físico, dispõem de computadores e acesso aos materiais virtuais — finalizou Tiago.
Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa