Notícias do Novo Tílias News

Sobre estudo do TCE prefeito diz: “Iomerê não vai ser reintegrado”

Luciano Paganini concedeu uma entrevista para explicar as possibilidades e o quanto seria prejudicial à economia da cidade caso a situação se concretize


Após ser divulgado que o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) está realizando um estudo sobre a autossustentabilidade dos municípios catarinenses que possuem menos de 5.000 habitantes, a região da AMARP ficou atenta para as possibilidades.

Isto porque são oito municípios da região que correm o risco de serem integrados a cidades maiores. Macieira, Ibiam, Matos Costa, Iomerê, Calmon, Pinheiro Preto, Arroio Trinta e Salto Veloso. Mais próximo de Videira, Iomerê – cidade que já foi distrito – concedeu uma entrevista à Rádio Vitória através do prefeito Luciano Paganini para explicar as possibilidades e o quanto seria prejudicial à economia destas cidades caso a situação se concretize.

Primeiro de tudo, os municípios só podem ser integrados à outras cidades caso um projeto de lei seja proposto dentro da Assembleia Legislativa Catarinense (ALESC), situação pouco provável de acontecer na visão de Luciano. Outro ponto exposto pelo prefeito é o que motivou o estudo do TCE: a possibilidade de criação de novas seis cidades em Santa Catarina que é debatida dentro da Assembleia.

Sendo assim, o Tribunal de Contas promoveu o estudo afim de mostrar que seria difícil a autossustentabilidade destes novos municípios, tomando como base àqueles que já existem. Para Luciano Paganini, Iomerê, assim como os outros municípios envolvidos neste estudo, só perderiam com um projeto deste viés.


Fonte: Rádio Vitória AM