Notícias do Novo Tílias News

Motorista de Jaguar poderia ter CNH suspensa por pontuação, diz especialista em trânsito

Entre março de 2017 e fevereiro do ano passado, infrações de trânsito ultrapassaram a pontuação máxima



O motorista do Jaguar envolvido em um grave acidente que tirou a vida de duas jovens na BR-470, no último sábado, poderia ter perdido o direito de dirigir no primeiro semestre do ano passado. Isso porque Evanio Wylyan Prestini ultrapassou entre 16 de março de 2017 e 2 de fevereiro de 2018 o número máximo de pontuação permitida na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por conta de multas. 


No período, de acordo com o sistema de consulta de pontuação no site do Detran-SC, a primeira infração de Evanio foi transitar em velocidade acima do permitido em mais de 20% até 50%. A segunda, em 1º de novembro de 2017 também foi por velocidade, mas em até 20% acima do permitido. 

A terceira foi a primeira considerada gravíssima, em 11 de novembro de 2017, por avançar o sinal vermelho com uma Range Rover SPT. A última, quando conduzia uma Range Rover Evoque, foi ultrapassar na contramão sobre uma ponte, em 2 de fevereiro de 2018. 

Os 23 pontos somados dessas infrações no período de 10 meses e 12 dias são suficientes para que Evanio tivesse o direito de dirigir suspenso, como prevê o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro.

– Se o sistema de apuração de infrações fosse ágil, ele teria o direito de dirigir suspenso – explica o especialista em trânsito, Fábio Campos.

O prazo para que o Detran-SC notifique o condutor sobre a perda do direito de conduzir veículo, porém, é de cinco anos. No total, Evanio tem acumulados 68 pontos na carteira desde 27 de fevereiro de 2014.


Contraponto



Procurada, a defesa de Evanio Wylyan Prestini disse que não irá se manifestar a respeito desse assunto.


(Foto: Reprodução, Sistema de consulta de pontuação Detran-SC)




Evanio conduzia um Jaguar quando atingiu um Fiat Palio na manhã de sábado, por volta das 6h da manhã. O acidente tirou a vida de Suelen Hedler da Silveira, 21 anos, e Amanda Grabner Zimmermann, 18.

Outras três mulheres ficaram feridas. Duas foram liberadas ainda no sábado, enquanto Maria Eduarda Kraemer, 25, foi internada em estado grave no Hospital Santo Antônio. Ela passou por diversos procedimentos cirúrgicos, inclusive de reconstrução da bexiga, e não corre mais risco de morte.


O condutor do Jaguar foi preso em flagrante após o teste de bafômetro que apontou 0,72 miligramas de álcool por litro de ar expelido. No domingo pela manhã, a prisão foi convertida para preventiva e Evanio foi levado ao Presídio Regional de Blumenau em uma viatura do Deap.

Nesta segunda-feira, o advogado de Evanio, Gastão Filho, entrou com um pedido de soltura do homem, alegando que não há "qualquer fato ou elemento concreto a indicar e justificar a necessidade de prisão

Por Augusto Ittner

Fonte: NSC TOTAL