Notícias do Novo Tílias News

Editorial com Nereu Lopes de Lima - IGREJA CATÓLICA

IGREJA CATÓLICA

Para ilustrar o tema, fiz um exercício de memória, retornando à infância. Passei com a família a infância e adolescência, em Machadinho. Com 8 anos na preparação para a primeira comunhão vi pela primeira vez um Bispo. Na época, uma verdadeira celebridade. O bispo de Lagoa Vermelha, marcou nossas vidas. Pediu uma moeda, dinheiro, cruzeiro da época. Por coincidência o único que tinha 2 cruzeiros era eu. O Bispo pegou 3 cálices, um de ouro, outro de prata e o terceiro de ferro. Explicou que o mais valioso era o de ouro, seguido do de prata e finalmente o de ferro. Colocou a moeda em cada um deles e disse que o valor continuava o mesmo em todos. Então explicou que assim era nossa igreja. Nunca perde o valor. Disse também que assim como os cálices, tem pessoas mais valiosas que outras. Que o única ser que foi puro, perfeito foi o filho de Deus, Cristo. Todos os demais, inclusive ele Bispo, o Papa, os padres e religiosos são cheios de defeitos e imperfeitos. Finalizou nos mostrando também que as moedas tem dois lados diferentes. Esta foi uma lição para toda a vida.

Fiz essa introdução para abordar o tema central. Igreja Católica. A instituição está sofrendo um verdadeiro bombardeio. Um massacre. De um lado é atacada pelos bandidos, criminosos infiltrados na Igreja Católica. Pedófilos, estupradores e corrompedores de pessoas indefesas e inocentes, especialmente crianças e jovens. Esses criminosos detentores de grande poder na igreja, são desde cardeais, bispos e padres. Esse desvirtuamento de conduta digna dos agentes da fé, aconteceu por muito tempo e ainda a prática está em vigor. A cúria romana sempre abafou, camuflou e foi agente da impunidade. Chegou a pagar 300 milhões de dólares nos estados como indenização pelos cometidos às vitinas. Somente agora com a ascensão do Papa Francisco a situação começou a mudar. 

O Papa abriu a caixa preta. Destituiu cardeais, bispos, padres e outros agentes acusados e os entregou a justiça. A Igreja Católica já passou outra situação inusitada. Por volta de 1.500, Lutero que um grande ativista católico, se rebelou contra a Igreja Católica Apostólica Romana, por discordar com a cobrança das chamadas INDULGÊNCIAS. Cobrança pelo perdão de pecados e erros cometidos, para com a justiça de Deus. Era o abuso do poder econômico na igreja. Em 1517 Martinho Lutero, um monge alemão, se rebelou contra essa prática. Foi excomungado pelo Papa. Resultado. Houve dissidência da Igreja Católica e em consequência o surgimento da Igreja Luterana, sob a liderança de Luthero com a edição das famosas 95 teses luteranas ainda  hoje em vigor. Houve reformulação nos preceitos e dogmas católicos e essa prática denunciada por Lutero foi abolida. Mas Lutero continuou e fez a Igreja Luterana se espalhar pelo mundo. Outro lado a Igreja Católica é brutalmente atacada pela grande imprensa do Brasil. Ontem mesmo no fantástico a Globo exibiu matéria contundente com mais uma denúncia de pedofilia na Igreja Católica. Diga-se de passagem, fagos verdadeiros. A questão é que só apresentado um lado da moeda.

IGREJA CATÓLICA É A MAIS ANTIGA E MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE DO PLANETA

O mundo Católico Apostólico Romano, se sente humilhado, decepcionado, triste, envergonhado e até com certo grau de revoltada, com os constantes e graves escândalos praticados por membros da Igreja Católica. O que nos conforta e nos dá alento é que o ser humano é dotado de imperfeições, e comete falhas, deslizes e crimes esteja onde estiver. Quem discordar que atire a primeira pedra. Conforta também o fato de constatar que o grupo de criminosos católicos representa menos de 0, alguma coisa por cento dos 1 bilhão e 200 milhões de fiéis católicos do planeta. Nos anima também o fato da constatação que, o lado bom do ser humano é mais forte que o negativo.

Os grandes feitos do catolicismo são divulgados apenas no anuário estatístico da  Igreja Romana. A absoluta maioria de religiosos são pessoas de bem. Poucas pessoas tem acesso a essas informações, que são o contraditório dos escândalos. Vamos destacar algumas : A  Igreja Católica é a maior instituição Caritativa do mundo. Segue os preceitos cristãos, segundo os quais, se deve direcionar condados de caridade a todas as pessoas, mesmo as de outros credos e até aos inimigos.

No Brasil, logo após o descobrimento em 1.537, quando não existia nenhuma política de assistência social ou de saúde pública, a igreja católica fundou em Santos, a primeira casa de Misericórdia do Brasil, para atender pessoas carentes. Hoje o chamado terceiro setor, tem na Igreja Católica sua fortaleza, com ênfase para a educação, a saúde e assistência social. Mantem 100 mil professores, 1 milhão e meio de alunos, 40 mil estabelecimentos de caridade, 2 mil escolas, 180 obras sociais e 3067 hospitais, com atendimento de 41,2% dos pacientes do SUS e 35% dos leitos do Sistema único de Saúde.

 Se a igreja católica deixasse de atuar na África 60% das escolas e hospitais seriam fechados. Quando da epidemia da AIDS estourou nos Estados Unidos, as autoridades convidaram freiras católicas, pois ninguém mais queria trabalhar com aidéticos. A Igreja Católica tem 1076 hospitais na Ásia, 964 na África – 1900 na América – 170 na Oceania – 1230 na Europa.

DISPENSÁRIOS –são estabelecimentos beneficentes para tratamento de pessoas carentes, sem condições econômicas. Os dispensários fornecem consultas, medicamentos, vacinas e alimentação gratuita. Esses estabelecimentos, são mantidos pela Igreja Católica e estão espalhados pelo mundo. Existem:

3400 na Ásia – 5000 na África – 5400 na América – 180 na Oceania – e 2400 na Europa

Asilos – 1685 na Ásia – 650 na África – 3700 América – 360 na Oceania – 790 na Europa

Leprosário: 360 na Ásia – 26º na África – 50 na América – 1 na Oceania e 4 na Europa

Jardins de infância -2370 na Europa – 90 na Oceania – 4700 na América -2400 na África e 2960 na Ásia

Tem ainda orfanatos: 3900 na Ásia – 800 na África – 2.500 na América – 60 na Oceania e 7970 na Europa

115 institutos sanitários –16 mil casas para idosos, doentes crônicos e deficientes. 14.800 instituições matrimoniais – 36 mil instituições assistenciais de outros tipos.

Esses dados enaltecem o catolicismo e com certeza eleva a auto estima de todos. Ser solidário é um ato de amor. Seja você também. Faça a sua parte.

Fonte: Tropical FM