Notícias do Novo Tílias News

Santa Catarina entra na rede de solidariedade para ajudar vítimas de Brumadinho

A tragédia de Brumadinho sensibilizou milhares de brasileiros e uma rede de solidariedade foi formada para arrecadar doações às vítimas do desastre ambiental. Em Santa Catarina não foi diferente, porém, ainda no sábado (26), o governo de Minas Gerais, em nota oficial, informou que os donativos arrecadados até então eram suficientes, dispensando novos envios de materiais para o socorro humanitário.

Entidades, prefeituras e organizações sociais se mobilizaram para arrecadar alimentos não perecíveis, água mineral, copos descartáveis, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, além de roupas. Em Florianópolis, antes do clássico, os integrantes da torcida organizada Chopp Gueira montaram um posto de coleta na Praça do estádio Orlando Scarpelli. 

 Em Blumenau, cidade que já precisou dessa mesma rede de solidariedade para superar tragédias provocadas pelas chuvas, a prefeitura chegou a disponibilizar três pontos de coleta:  Corpo de Bombeiros, em frente ao Terminal do Proeb; na Vila Germânica durante a Sommerfest, e a partir desta segunda-feira (28) no ginásio de esportes da Fundação Pró-Família, em horário comercial.  Pelas redes sociais, a Chapecoense e o Figueirense também externaram solidariedade com os atingidos pela tragédia de Brumadinho.

Porta voz da Polícia Militar de Minas Gerais, o major PM Flávio Santiago fez um alerta neste domingo (27) para que a população tome cuidado com pedidos de doações falsas para as vítimas da tragédia de Minas Gerais. Segundo ele, também não são necessárias doações de mantimentos e que possíveis envios podem causar o prejuízo com a perda de alimentos. Mas para quem quiser doar dinheiro, foi criada uma parceria do Voluntariado Banco do Brasil com a prefeitura de Brumadinho para receber depósitos para a campanha "Ajude Brumadinho", através da conta corrente 200-3, agência 1669-1, CNPJ: 18363929/0001-40. 

Uma reunião entre representantes do Banco do Brasil, da prefeitura de Brumadinho, Ministério Público será realizada nesta segunda-feira “para alinhar o tema”, segundo o superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Luiz Cláudio Batista. Ainda de acordo com o governo de Minas Gerais, as doações não são mais necessárias, pois a Vale disponibilizou, até esse domingo, mais de 1 milhão de litros de água potável para atender à população da região.

A empresa também teria disponibilizado acomodações para mais de 800 pessoas, além de 40 ambulâncias e um helicóptero para apoio ao resgate. Para o acolhimento e identificação das vítimas, empregados e voluntários atuam nos postos de atendimento. Foram providenciados também três caminhões pipa, 500 kits de higiene pessoal, 200 kits de lanche e 200 quilos de ração animal.


Fonte: ND Online