Notícias do Novo Tílias News

Mais de 17 mil contribuintes estão na malha fina do IR em SC

Mais de 17 mil declarações de imposto de renda de Santa Catarina estão retidas por apresentarem algum tipo de inconsistência nas informações. O número é referente a quatro anos, de 2015 a 2018. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal Ari Sílvio de Souza, os contribuintes que caíram na malha fina estão sendo intimados.

"Os principais [casos] são omissões de rendimentos referentes a ações judiciais, rendimentos de aluguéis, por exemplo, e também relativos a despesas médicas", afirmou o auditor fiscal.

Por meio de um código de acesso conseguido na página da Receita Federal, o contribuinte pode acessar a declaração e saber por qual motivo caiu na malha fina.

"Não precisa, às vezes, nem ir à Receita. A pessoa, consultando a sua declaração, pode observar que houve o erro, reconhece o erro, e pode retificar a declaração. Retificando a declaração, já fica solucionado o problema", disse o auditor fiscal.

"Se for uma omissão de rendimentos, ele vai ter que declarar, aquele valor vai ser acrescido na declaração e se porventura ele tinha uma expectativa de receber uma restituição, deixa de receber e ainda dá o imposto a pagar, ainda corrigindo desde a data da entrega da declaração", explicou.

Ele afirmou que, após a retificação, a restituição de quem tem direito demora cerca de 60 dias para sair. "Praticamente o próximo lote e, se for solucionado, o contribuinte será atendido", finalizou.

Fonte: G1