A obra será realizada em duas etapas: sendo a primeira de fundação, cercamento, parte elétrica e hidráulica executada pela empresa Balbinot Construções de Concórdia, vencedora da licitação. E a segunda através do estado e de nova licitação. Nesta primeira etapa serão investidos R$162,2 mil reais em 150 metros quadrados, com recurso do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec). O Crotss, estará localizado no bairro Vila Remor em Joaçaba, em um terreno que também abriga a Escola de Educação Básica Oscar Rodrigues da Nova.
“O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve em Joaçaba no mês de julho e visitou três áreas para a implantação desse centro. De ínicio seria construída apenas uma sala de situação, porém, pela ótima localizão do terreno escolhido, que fica nas proximidades da BR 282 e ainda do aeroporto de Joaçaba o projeto foi ampliado”, explicou o secretário executivo Ricardo Grando.
O centro regional estará interligado ao centro integrado de gestão de riscos e desastres (Cigerd) e vai contar com uma sala de situação com tecnologia via satélite capaz de repassar dados para a base em Florianópolis independente das condições de tempo ou que inviabilizem a comunicação em geral e ainda servirá como unidade distribuidora de materiais e de abrigo. “A partir da ocorrência de um evento de desastre natural orgãos de segurança e demais das autoridades se reunirão no local para traçar as ações e estratégias durante a operação, além de desenvolver planos emergênciais”, afirma Adair Flamia, coordenador regional da Defesa Civil.
A empresa vencedora da licitação começará as obras no início de Janeiro e tem prazo para concluir os trabalhos até abril de 2017. A expectativa é que em seguida a segunda etapa das obras já inicie e em maio o centro seja inaugurado.
Fonte e Fotos: Portal Éder Luiz