O nome Arroio Trinta veio depois. No início da colonização, o alimento básico dos desbravadores era a Polenta, e a moagem do milho mais próxima ficava a 18 km, na comunidade de Bom Sucesso.
O percurso era feito a pé, ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um arroio, por 30 vezes, arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. Daí o nome Arroio Trinta.
As primeiras famílias a morar em Arroio Trinta vieram do Sul estado, especialmente de Criciúma e Urussanga.
A emancipação aconteceu em 15 de dezembro de 1961, quando o distrito, tornou-se município.
Desde então, exerceram o cargo de prefeito, Virgínio Biava, Hercídio Cividini, Írio Zardo, Lídio Spricigo, Sadi Carvalho, Natalino Lazare, Ivo Antônio Paganini, Cláudio Spricigo e atualmente Alcidir Felchilcher.
O prefeito Alcidir Felchilcher explica que nesta quinta-feira, dia 15, não tem nenhuma programação para marcar o aniversário do município. Felchilcher informa que a programação para marcar os 55 anos de Arroio Trinta, será desenvolvida no dia 23, com a inauguração de uma série de obras e chegado do Papai Noel.
Segundo Felchilcher, a Administração Municipal poderia ter contratado um show nacional para a população arroiotrintense para hoje, mas por conta da crise financeira nacional e que também afetou o município com a queda de arrecadação, tomou-se, conforme o prefeito, a medida de não promover nenhum show para o dia do município.
Por outro lado, Alcidir Felchilcher diz que encerra seu mandato de cabeça erguida com as contas do município em dia, enquanto que, segundo o prefeito, mais da metade dos municípios catarinenses, terão dificuldades para fechar as contas neste final de ano e final de gestão.
Em função do aniversário, hoje é feriado municipal e nesta sexta-feira, dia 16, será ponto facultativo no setor público de Arroio Trinta.
Fonte: Rádio Tropical FM