Joaçaba: Acadêmicas do curso de Fisioterapia da Unoesc avaliam o desenvolvimento motor em bebês de escola pública
A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase em que a criança precisa aprender e incorporar vários atos motores, que serão levados para o resto da vida. Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle da cabeça, o rolar, o arrastar e, mais tarde, o sentar, o engatinhar, até chegar a caminhar em torno do final do primeiro ano.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba, professora Chrystianne Barros Saretto, explica que o desenvolvimento motor também está relacionado às capacidades cognitivas e intelectuais das crianças. Além disso, um atraso no desenvolvimento motor pode trazer, futuramente, complicações no que se refere ao aprendizado.
— A avaliação do desenvolvimento motor envolve vários critérios que quantificam se a criança está ou não nos padrões de normalidade, e se precisa de intervenção para evitar problemas no futuro — comentou a professora Chrystianne.
Durante a atividade, as cinco acadêmicas do curso, Camila Susin, Daiane Schmitz, Dandara Godoi, Maiara Gonçalves e Pamela Southier, vivenciaram a avaliação de várias crianças e orientaram as professoras e cuidadoras da escola, sobre os sinais de atraso de desenvolvimento motor.
— Dessa forma, as professoras estarão capacitadas a observar estes sinais e sugerir o acompanhamento fisioterápico para tratamento — ressaltou a coordenadora.
Fonte: Dhébora Santiago/Ascom Unoesc