Notícias do Novo Tílias News

Colonização austríaca em Treze Tílias completa 83 anos nesta quinta-feira

Conhecida como capital catarinense da escultura em madeira, Treze Tílias se notabiliza e atrai turistas de todo o país, da América e da Europa.

Do idioma alemão e do dialeto tirolês às comidas, das danças e músicas à arquitetura das casas, tudo em Treze Tílias remete às tradições do Tirol.

Tudo começou no ano de 1933, período em que o velho continente estava entre meio a guerras, pobreza, destruição, desemprego, falta de alimentos e de recursos formavam o cenário da Europa.

A saída que alguns países encontraram para acabar com o sofrimento e salvar a população foi a imigração.

No Brasil, inúmeras cidades foram colonizadas por espanhóis, italianos, alemães fugidos da guerra. Famílias que arriscaram a sorte e mergulharam no desconhecido. Saíram do país de origem para tentar a vida em outro canto.

Alguns pertences em uma mala e muita coragem para enfrentar o novo desafio: uma terra onde pudessem recomeçar e deixar as imagens da guerra distantes, só na lembrança. 

Preocupado com a situação da Áustria, o então ministro austríaco da Agricultura, Andreas Thaler, desenvolveu um projeto de imigração. Apoiado pelo governo do país, Thaler visitou a América Latina por algumas vezes em busca de um lugar seguro para seu povo.

Depois de escolher um cantinho em terras brasileiras, o ministro reuniu cerca de 80 pessoas, agricultores em sua maioria e juntos partiram para o novo povoado que chamaram de Dreizehnlinden, Treze Tílias, e assim, nasceu um pedacinho da Áustria no Brasil.

Na colônia, os imigrantes austríacos mantinham-se unidos, de modo a preservar seus costumes e isso marcou profundamente a cultura do município, que preserva até hoje, fortes características tirolesas e austríacas.

A partir dos anos 80, a situação começou a se inverter, muitos descendentes de austríacos foram para a Áustria trabalhar para depois retornar e fazer investimentos em Treze Tílias. 

A primeira casa de Andreas Thaler, hoje é o museu histórico do município e a cidade conta com um Vice-Consulado da Áustria.

Atualmente Treze Tílias é destaque estadual nos setores do agronegócio, na indústria, comércio, setor lácteo e no turismo, figurando nas primeiras posições no ranking de índices econômicos e sociais, tendo uma das melhores rendas per capita de Santa Catarina.


Fonte: Rádio Tropical FM