Professora observa o trabalho dos estudantes |
Os acadêmicos da Unoesc Joaçaba, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda participaram, na última terça-feira (30), de uma dinâmica chamada de minimercado. Conforme explicou um dos professores responsável pela atividade, o pró-reitor Fábio Lazzarotti, o objetivo é integrar os cursos e simular o mercado dentro da relação de compra e venda.
— Primeiramente é feito um sorteio entre os estudantes dos três cursos para formar a equipe, em seguida eles se organizam em empresa e começam a definir os produtos ou serviços que podem ser comercializados, a estratégia de preço, o ponto de venda e a comunicação — disse o professor Fábio.
Esses cursos da Área das Ciências das Humanidades (ACH) fizeram o planejamento do negócio ao longo de 15 dias e na terça-feira à noite colocaram tudo em prática. Os acadêmicos tinham uma hora para comercializar seus produtos e deveriam ter em mente que o poder de compra dos consumidores seria por volta de R$ 10. No minimercado estavam à venda doces e salgados, artesanato, além de serviços de foto cabine e realidade virtual. O professor ressaltou também que os estudantes precisavam ficar atentos a vários detalhes, como: ter troco, utilizar luvas ao manusear alimentos, verificar a identidade visual das lojas e, no final, elaborar um relatório que será discutido na sexta-feira.
— A ideia é abrir a empresa, fazer o negócio funcionar e depois fechar. Um balanço será feito para saber o que deu certo, o que deu errado, qual foi o resultado, e se deu lucro ou prejuízo. Depois, vamos discutir com as equipes os erros e acertos para descobrir quem conseguiu combinar melhor as estratégias de marketing, bem como entender como isso impacta no desempenho do negócio — finalizou.
Fonte: Dhébora Santiago/Ascom Unoesc