Notícias do Novo Tílias News

Gerente da BRF de Videira destaca importância do Engenheiro de Alimentos

Pesquisa identifica onde estão atuando os profissionais da área de alimentos formados pela Unoesc Videira. A pesquisa foi realizada nos meses de junho, julho e agosto deste ano, com egressos do curso de Engenharia de Alimentos e apresentou números significativos sobre as perspectivas para o mercado de trabalho.

O levantamento procurou identificar onde estão atuando os profissionais graduados pela universidade, se estão em sua área de formação, o que fazem, há quanto tempo estão na empresa entre outros questionamentos.

Entre os entrevistados, 58,4% afirmaram que exercem atividade profissional na área de formação. Desses, 90,5% foram contratados antes de completarem um ano de formados. A pesquisa também apontou que 42,8% afirmaram ter ótimas perspectivas para a área de alimentos, seguidos de 33,3% com boas perspectivas.

O levantamento ainda mostrou, segundo a professora Maria Rita Chaves Nogueira, coordenadora do curso que os Engenheiros de Alimentos mostraram grande interesse em participar de eventos e receber informações sobre o curso da Unoesc.

- Podemos ver nessa aproximação, um importante diferencial, já que o sucesso e a empregabilidade dos egressos auxiliam na orientação das escolhas dos alunos e daqueles que ainda estão em dúvida sobre a carreira profissional que devem seguir -, explicou Maria Rita.

Além da visão dos profissionais formados, ela afirma que a Unoesc, através da coordenação do curso e seus professores, busca constantemente saber qual o panorama se apresenta para o curso.

IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS NA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA
Para o gerente da unidade de Videira da BRF, Giovani Lazzarin Mendonça, o papel dos engenheiros de alimentos é amplo, de suma importância técnica e na manutenção do sucesso presente e futuro da empresa. Ele explica que a BRF é a sétima indústria de alimentos do mundo, consagrada no Brasil por deter as duas maiores marcas brasileiras, e também no exterior, onde exporta para mais de 120 países, em que o engenheiro de alimentos tem participação fundamental nestas conquistas e no pleno avanço atual e futuro desta empresa.

Ele reitera que o mercado de trabalho e a qualificação profissional possui uma relação íntima e necessária, onde a tecnologia e os avanços na esfera da ciência estão cada vez mais dinâmicos e presentes.

- Cabe aos futuros profissionais e entidades de ensino buscarem a formatação mais adequada para que o conteúdo específico seja capacitante, tanto nos temas técnicos quanto nos relacionados à gestão. A iniciativa privada tem importante papel nesta qualificação, uma vez que alia o campo produtivo ao educacional, contribuindo na plena formação.

Quanto a preparação do profissional formado em Engenharia de Alimentos para trabalhar na indústria alimentícia e o que o mercado espera dele atualmente, Giovani entende que nas áreas técnicas como pesquisa e desenvolvimento, qualidade, laboratórios enfim, a formação é plena. Entretanto, aponta que o jovem profissional, assim como em todas as carreiras precisa estar habilitado também a funções de gestão, com habilidades especificas de relacionamento e liderança.

- Entendo como fundamental para todas as gamas de aprendizado um aprofundamento cada vez mais amplo, afinal é de conexões e interações em que se vive no ambiente laboral. Quanto à qualificação técnica, cada dia observa-se que o formando em engenharia de alimentos é um profissional plenamente capacitado. Hoje temos boa parte do quadro com esta importante formação, desempenhando as mais diferenciadas funções -, emenda Lazarim Mendonça.

Em relação a formação do Engenheiro de Alimentos da Unoesc para a BRF, ele afirma que atualmente a empresa dispõe dos melhores profissionais da área, trabalhando em diferentes locais sejam eles aqui em Videira onde a empresa teve sua origem, também nas diversas unidades espalhadas em vários estados e, principalmente, no maior centro de pesquisa, localizado em Jundiai/SP.

- O papel dos engenheiros de alimentos na BRF é amplo, de suma importância técnica e na manutenção do sucesso presente e futuro da empresa - finalizou o gerente da BRF Unidade Videira.

Fonte: Rádio Videira AM