Notícias do Novo Tílias News

Defesa Civil SC pretende enviar alertas via mídias digitais para moradores em áreas de risco

Moradores em áreas de risco de Santa Catarina poderão receber alerta e orientações por meio de mídias digitais a partir do ano que vem. É o que pretende a Secretaria de Estado da Defesa Civil até o primeiro semestre de 2017 quando o Centro Integrado de Gestão de Riscos (Cigerd) entrar em operação.

Para que isso aconteça, estão sendo feitas reuniões com órgãos responsáveis de comunicações. Na última semana, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília para tratar o assunto.

A pauta da reunião abordou os seguintes temas: viabilizar o envio de mensagens de alertas e de orientação aos usuários localizados nos municípios em situação de risco por cell broadcasting, pop-ups ou SMS; priorizar o tráfego para comunicações em situações de emergência; uso de sistemas móveis e temporários e sistemas alternativos de energia e transmissão; possibilidade de compartilhamento de infraestrutura e abertura de roaming em caso de emergência; analisar as propostas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Em SC, a Defesa Civil do Estado pretende enviar alertas e orientações somente quando o Cigerd estiver operando, que é maio de 2017. Até lá, será feito um período de teste, como explica Moratelli. "O Cenad deve liberar aos estados a senha de uso e com isso fazer um período de teste para se inserir nesse processo. O período será importante para saber o tempo de demora do envio do alerta e saber o entendimento da população frente à esse processo de comunicação", comenta.

Para que isso seja possível depende das tratativas do governo federal com o Google, como explica o secretário. "Assim que recebermos o acesso, nós já conseguimos trabalhar no processo", diz Moratelli.

Fonte: Rádio Videira AM