Sede da Reitoria da Unoesc |
Durante o evento, além das placas de 10, 15, 20 e 25 anos alusivas ao período de trabalho na instituição, sete personalidades que fizeram parte das conquistas da Unoesc receberão uma medalha conforme as categorias: Mérito Universitário, Mérito Cultural e Mérito Estudantil.
Na Unoesc Joaçaba, o professor do mestrado em Educação, Luiz Carlos Lückmann, será um dos homenageados com a medalha de Mérito Universitário. Para ele, essa solenidade é uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho exercido na Unoesc.
— Tenho um orgulho muito grande por ter servido esta instituição nesses anos todos e ter aprendido muito como profissional e como pessoa. Devo uma gratidão imensa à Unoesc por essa honraria — ressalta.
O professor Lückmann, que está na universidade há quase 30 anos, já esteve à frente da instituição como reitor, entre 1996 e 2000, e ocupou também o cargo de presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Mestre em Filosofia e doutor em Educação, Lückmann sempre teve uma relação direta com os cursos de graduação e trabalhou durante todos esses anos com a formação de professores, por meio dos cursos de licenciatura. Ele afirma que essa experiência é gratificante, porque permite preparar aqueles que são os formadores das crianças e do futuro do país. Mesmo com 30 anos de carreira universitária, Lückmann ainda tem sonhos e projetos para a Unoesc.
— Como eu trabalho hoje com o mestrado em Educação, uma grande realização seria o credenciamento do primeiro programa de doutorado em Educação, que está tramitando na Capes — destaca o professor.
Credenciamento no MEC
O projeto de criação da Unoesc foi desenvolvido por uma comissão de professores liderada pelo atual reitor da universidade, Aristides Cimadon. Esse processo, acolhido pelo MEC em 1992, recebeu a aprovação em 14 de agosto de 1996. Um dos professores que integrou essa comissão, Luiz Carlos Lückmann, explica que durante esse período de quatro anos, membros do MEC visitaram a Unoesc para acompanhar a implantação do projeto e verificar as condições de infraestrutura, acervo bibliográfico, titulação dos professores e oferta de novos cursos.
— Além da participação das lideranças da universidade, o papel exercido pelas lideranças comunitárias e políticas também foi importante para alcançar o êxito nesse processo, sobretudo nas etapas em que a Unoesc teve que se integrar com outras instituições de ensino da região, entre as quais Chapecó, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste, e quando ocorreu a mudança, de estadual para nacional, do conselho de educação que acompanhava todo o processo — relata.
Programação do evento
A cerimônia de homenagem aos funcionários que completam tempo de serviço e dedicação à Unoesc ocorrerá em todos os campi, a partir das 19h30 em seus respectivos auditórios, conforme as datas mencionadas abaixo. No campus de Joaçaba, o evento será realizado, especificamente, no auditório Jurídico e homenageará também os colaboradores que atuam no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).
São Miguel do Oeste – 22/08
Chapecó – 23/08
Xanxerê – 24/08
Joaçaba – 25/08
Videira 26/08
Fonte: Dhébora Santiago/Ascom Unoesc