Notícias do Novo Tílias News

A arrecadação do Estado em 2016, considerando o acumulado de janeiro a julho, já registra queda real de 5%

O resultado leva em conta um crescimento nominal de 3,8% frente a uma inflação acumulada de 8,8%.

O número representa quase R$ 1 bilhão abaixo do previsto na Lei de Orçamentária Anual.  Julho teve o pior desempenho para o mês desde 2004, quando foi implantado o Sistema de Administração Tributária na Fazenda.

Quando em comparação ao mês anterior (junho 2016), o impacto negativo é de R$ 100 milhões para os cofres do Estado. Os setores com maior queda percentual no ano foram metalmecânico, transportes e material de construção.

O governador Raimundo Colombo define a situação como grave e destacou que o quadro não é ainda pior graças à renegociação da dívida do Estado com a União e ao aumento da alíquota de contribuição dos servidores à Previdência.

Colombo garante que o Governo, mesmo com dificuldades, conseguirá fechar as contas até o fim do ano, mas projeta um cenário crítico para 2017 se a economia não mostrar sinais de recuperação imediata.

Ele lembra que Santa Catarina é um dos poucos estados que não aumentou impostos e mantém a folha do funcionalismo sem atraso, inclusive com antecipação de metade do 13º.

Fonte: Rádio Tropical FM