Notícias do Novo Tílias News

Em 29 cidades catarinenses há mais eleitores registrados do que a população da cidade

O levantamento foi feito pelo cruzamento entre os cadastros dos eleitores no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e os números de moradores, segundo dados do IBGE.

As cidades identificadas com maior excedente de votantes estão 21 no Oeste catarinense, quatro no Sul, três na Serra e uma no Norte.

Segundo os dados, Ermo, no Sul catarinense, tem 945 eleitores a mais do que moradores, é a maior diferença das 29 cidades.

Em segundo lugar aparece Guatambú, no Oeste, com 514 a mais. Em terceiro, Caxambu do Sul, também no Oeste, com 486.  As cidades com maior diferença têm até cinco mil moradores.

Pela lei, a pessoa pode votar onde mora, onde trabalha ou onde mantém vínculos familiares.

Entretanto, lei nenhuma permite que o eleitor use declaração falsa para transferir o título. Conforme especialistas, é necessário um outro sistema de verificação eleitoral para garantir a lisura das votações.

Em algumas cidades foi descoberto que pessoas teriam usado declarações falsas para transferir o título eleitoral em Ermo e Piratuba.

Piratuba tem 4.316 moradores, conforme o IBGE. A cidade do Oeste foi a que mais recebeu transferências de títulos nos últimos meses, 432.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piratuba afirmou que a cidade não teve movimentação econômica capaz de justificar tanta transferência. O cartório eleitoral decidiu investigar parte dos pedidos, e constatou que a maioria não morava onde declarou.

Fonte: Rádio Tropical FM