Notícias do Novo Tílias News

Brasil sagra-se campeão e Natália é eleita melhor jogadora do Grand Prix de Volei

Brasileira, entre elas Natália (12), vibram

A seleção brasileira feminina de vôlei é campeã do Grand Prix pela 11ª vez. Na decisão, a equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu, neste domingo (10.07), os Estados Unidos, líder do ranking mundial, por 3 sets a 2 (18/25, 25/17, 25/23, 22/25 e 15/9), em 1h56 de jogo, no Huamark Indoor Stadium, em Bangcoc, na Tailândia.

Com o resultado, o time verde e amarelo aumentou o número de conquistas em relação a segunda seleção com mais títulos. Enquanto as brasileiras venceram pela décima primeira vez (1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013, 2014 e 2016), os Estados Unidos, segunda equipe com mais conquistas, têm seis.

O Brasil terminou a fase final invicto e perdeu apenas dois sets. Ao longo de toda a edição 2016 do Grand Prix, o time verde e amarelo venceu 11 partidas e foi superado em apenas duas na fase de classificação pela Sérvia e China, respectivamente.

A central Fabiana foi a maior pontuadora entre as brasileiras na final, com 18 acertos. A oposta Sheilla e a ponteira Fê Garay, com 14 cada, a central Thaisa e a campeã olímpica Natália, com 12 cada, também pontuaram bem numa distribuição homogênea da levantadora Dani Lins. Apesar da derrota, os Estados Unidos tiveram a maior pontuadora do confronto, a central Akinradewo, com 19 acertos.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da participação do Brasil no Grand Prix e comentou sobre o duelo contra os Estados Unidos.

“A vontade e a disposição que esse grupo apresentou foram fatores muito positivos. Fico feliz pela atitude que esse time teve durante a competição. Quando elas jogam abaixo eu cobro muito e nós somos uma equipe que precisa jogar sempre no limite. Dependemos muito da agressividade do nosso ataque para conseguirmos ter bons resultados. O ataque também direciona o resto dos fundamentos. Esse resultado de 3 sets a 2 contra os Estados Unidos tem um significado de que vai ser muito difícil nos Jogos Olímpicos. Vamos precisar manter essa postura porque as norte-americanas vão vir ainda mais fortes no Rio. Estamos no caminho certo, mas como falei ontem é daí para cima”, analisou José Roberto Guimarães, que no final do terceiro set foi o responsável por pedir o desafio que selou a vitória brasileira na parcial.

Seleção do Grand Prix


Natália foi escolhida a melhor jogadora da competição.
Natália foi escolhida a melhor jogadora da competição.
O Brasil ainda teve outros motivos para comemorar neste domingo. A ponteira Natália, revelada pela Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), foi eleita a melhor jogadora da competição, a central Thaisa, a segunda melhor jogadora da sua posição, e a atacante Sheilla, a melhor ponteira. Natália analisou a participação do Brasil no Grand Prix e ressaltou a força do grupo na conquista.

“Estou muito feliz pelo nosso grupo. Começamos o Grand Prix de uma maneira e terminamos de outra. A nossa atitude dentro de quadra mudou e hoje estamos mais agressivas. Treinamos muito para alcançarmos esse resultado. Nosso primeiro objetivo do ano foi alcançado, mas ainda temos um maior pela frente que são os Jogos Olímpicos”, disse Natália que ainda falou sobre a premiação de MVP do Grand Prix.

“Esse prêmio individual me deixa feliz por estar podendo ajudar ao time e isso é o mais importante. Ainda tenho muito o que melhorar e vou seguir trabalhando forte para isso”, afirmou Natália.


Com informações da CBV
Fonte: Portal Éder Luiz