Notícias do Novo Tílias News

ACIOC e Mestrado Profissional em Administração da Unoesc iniciam elaboração do Voz Única

A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), em parceria com o Mestrado Profissional em Administração da UNOESC, realizou na noite de segunda-feira (11) a Oficina Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Municipal (SIDEMS) da Fecam com o intuito de se definir as prioridades para a elaboração do Documento Voz Única, instrumento democrático que unifica a voz do empresariado em torno das mesmas questões e bandeiras com foco no desenvolvimento . Participaram da Oficina, diversas entidades e instituições como foi o caso do Rotary, OAB – Subseção Joaçaba, JCI, Sindicato dos Médicos, AMMOC, Câmara de Vereadores, representantes de prefeituras, e pré-candidatos a prefeitura de Joaçaba nas eleições de outubro.

A atividade foi coordenada pela presidente da ACIOC, Tânia Durigon. Teve também a colaboração da professora da UNOESC, Eliane Salete Fillipin e colaboração de Leandro Neuhaus, mestrando em administração pública pela UNOESC e secretário de administração do município de Flor do Sertão, localizado no extremo oeste de Santa Catarina. O Mestrado Profissional em Administração da UNOESC tem Protocolo de Cooperação com a Fecam, participando ativamente da Rede que gerencia o SIDEMS. O Sistema pode ser visualizado neste link.

De acordo com as diretrizes adotadas pelos organizadores, o evento teve por objetivo: capacitar líderes no uso de indicadores para apoiar a gestão, realizar levantamentos sobre indicadores dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, elaborar proposta de prioridades, com base nestes indicadores, para embasar o Voz Única e o debate com candidatos/presidentes de partidos.

A metodologia da Oficina iniciou pela apresentação da importância do uso de Indicadores na gestão pública e privada, apresentação Geral do SIDEMS, trabalho, participativo, para extrair os Indicadores de Sustentabilidade e principais problemas, a superar, e construção de consensos sobre os pontos prioritários para que a ACIOC possa acompanhá-los na gestão pública dos municípios envolvidos.

A Presidente da ACIOC, Prof. e Administradora, Tânia Durigon, destacou que as prioridades eleitas serão sistematizadas, enviadas a todos os participantes para nova rodada de validação e em seguida será conduzida campanha de adesão dos candidatos ao executivo dos três municípios: Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. “Será a efetivação do Documento Voz Única com as principais prioridades para os próximos gestores públicos”, explicou. A ACIOC estabelecerá também uma sistemática de acompanhamento da efetivação destas prioridades junto à gestão dos que forem eleitos.

O Documento oficial deverá ser apresentado à comunidade e imprensa nos próximos dias.

Fonte: Angelo Radavelli