Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias: Comunidades do interior do município contam suas histórias no livro Páginas da Vida lançado nesta quarta-feira

Com presença de todas 13 comunidades, foi lançado na tarde desta quarta-feira, dia 29, o livro: Páginas da Vida. O ato de lançamento ocorreu no Salão Paroquial de Treze Tílias.

As famílias representantes das comunidades receberam um exemplar do livro das mãos do prefeito Mauro Dresch e da Secretária de Cultura, Grabriela Rugere.

Por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, 76 famílias de 13 comunidades participaram do projeto, desenvolvido e custeado pelo município. No livro os moradores relatam suas histórias e experiências familiares e das comunidades.

José Unterberger, morador da Linha Divisa é um dos autores do livro. Para Unterberger o livro é um importante resgate histórico do município e, principalmente das famílias que vivem no interior. 

José Unterberger diz que escreveu sobre a trajetória de sua família, relatando as dificuldades enfrentadas no início da colonização e descreveu a maneira como viviam na época para se adaptar na região.

Durante a cerimônia de entrega com dos livros, o prefeito Mauro Dresch frisou que Treze Tílias tem muitas histórias e ressaltou que a melhor maneira de registrar essas histórias, é por meio de um livro.

Para Mauro Dresch, além do registro para a memória do município, a iniciativa do projeto, também buscou valorizar a o trabalho, a vida e a trajetória das família e comunidades do interior.

A Secretária Municipal de Cultura de Treze Tílias, Gabriela Rugere, se mostrou satisfeita com a conclusão do projeto. Grabriela explica que projeto iniciou em 2014, quando os moradores receberam um livro com páginas em branco, no qual as famílias registraram suas histórias, todas escritas a mão. 

O livro teve a coordenação da Diretora da Fundação Cultural, Inês Dalla Costa, que manteve contato com as famílias e comunidades. A edição e organização foi feita pela Secretária de Cultura, Gabriela Rugere e a elaboração da capa foi elaborada pelo assessor de impressa do município, Diego Mergener.

O livro contém 158 páginas e foram impressos 100 exemplares.

De acordo com Gabriela Rugere, o livro será parte integrante do acervo de cada comunidade, ficando à disposição dos moradores para conhecer e repassar as histórias para as futuras gerações. O livro também ficará disponível na Biblioteca Pública do Município. A impressão do livro foi feita pela gráfica VivaCor de Salto Veloso.

A obra envolve as comunidades de Linha Mazetto, Linha Jataí, Linha Babenberg, Linha São Paulo, Linha São Roque, Linha Natter, Linha São José, Linha Caçador, Linha Três Barras, Linha Divisa, Linha Rodrigues, Linha Pinhal e Linha São Bento.

Fonte: Rádio Tropical FM