Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias: Câmara de Vereadores discute segurança pública em sessão itinerante no Bairro Pôr-do-sol

Com a presença de um bom público, a Câmara de Vereadores de Treze Tílias, realizou na noite desta quarta-feira, uma sessão descentralizada no Bairro Pôr-do-sol.

A pauta da sessão foi dominada pela discussão em torno da segurança pública. O responsável pela delegacia da Polícia Civil de Treze Tílias, Evandro Bruno Henn da Silva, apresentou os trabalhos da polícia civil desenvolvidos em Treze Tílias.

Henn da Silva, falou sobre a importância de fazer denúncias, ações, que segundo o policial, podem ajudar a reduzir o índice de criminalidade nos bairros e na cidade. O responsável pela delegacia de Treze Tílias, também apresentou estatísticas da violência, roubos, furtos e contravenções, com destaque para a violência doméstica em Treze Tílias.

De acordo com Henn da Silva, em 2015, foram efetivados em Treze Tílias, um total de 714 registros de boletins de ocorrências. Em 2016, até o dia 15 de junho de 2016, já foram registradas 329 ocorrências policiais em Treze Tílias.

O Comandante da Polícia Militar, Hilário Appel por sua vez, falou aos moradores do bairro sobre a sistemática de trabalho da Polícia Militar de Treze Tílias, que tem seis homens no efetivo, além de contar com reforço dos grupamentos policiais das cidades de Ibicaré, Água Doce e Herval do Oeste, em caso de necessidade.

Uma das dificuldades destacadas, tanto por Appel, como por Henn da Silva, é a falta de policiais efetivos em Treze Tílias. Appel fez um apelo aos vereadores, para que reforcem junto ao executivo e, aos deputados que representam a cidade na Assembleia Legislativa, a reivindicação de mais cinco novos policiais para Treze Tílias.

Appel, também apresentou os números de ocorrências e trabalhos da polícia militar realizados em 2016. As viaturas em 2016, já rodaram 13 mil quilômetros nos serviços de rondas e prestaram 175 atendimentos.

Appel, ainda ressaltou a importância da atuação do Conselho Comunitário Municipal de Segurança, o Conseg, como mecanismo importante para melhorar o sistema de segurança para a população trezetíliense.

A presidente do Conseg, Luciana Zimmermann, conclamou a comunidade para participar e se engajar na atuação da polícia comunitária.

Para a vereadora Soraya Boesing Juchen, proponente da sessão itinerante, a reunião foi positiva e alcançou o objetivo proposto. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Pôr-do-sol, Flávio Käffer agradeceu o Poder Legislativo pela sessão descentralizada. Para Käffer, a iniciativa demostra valorização da câmara pela comunidade do bairro.

Na sessão de ontem também foi votado o projeto que extingue a sociedade habitacional do pôr-do-sol, com isso, os moradores, donos de imóveis podem legalizar seus terrenos.

Foram aprovados dois projetos de subvenções sociais, para destinação de recursos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE’s de Joaçaba no valor de R$ 30.030,00 e de Água Doce no valor de R$ 9.100,00.

A próxima sessão da câmara de vereadores de Treze Tílias acontece na segunda-feira, dia 20, início às 19 horas.





Fonte: Rádio Tropical FM