A elevatória de esgoto será construída na Avenida Beira Rio, em Herval d’Oeste, com uma vazão de 347 m³/h e se faz necessária para substituir um emissário construído nos anos 90.
“Na última cheia do Rio do Peixe, precisamos realizar reparos na estrutura do emissário atual que fica nas proximidades e como a demanda de esgoto tem aumentado, há a necessidade de substituição, evitando problemas futuros. Após a construção da nova elevatória, que receberá o esgoto de toda cidade de Joaçaba e do centro de Herval, o antigo emissário passará a receber apenas o esgoto dos bairros são Vicente e Vila Rica”. Explicou Aluir flemming – diretor presidente do SImae
A obra, que será executada pela empresa Andrade, deve durar cerca de 10 meses e será realizada em duas frentes: a primeira com funcionários construindo a elevatória, e outra com a canalização, que passará por grande parte da Avenida Beira Rio e pela rua Itororó e será responsável por encaminhar o esgoto para a lagoa de decantação.
Atualmente Joaçaba conta com 50% de cobertura da rede de esgoto e com as obras que estão em andamento deve chegar a 65%. Herval d’ Oeste tem 70% e pode chegar a 80% de cobertura. De acordo com Aluir, a nova elevatória já prevê essa expansão da rede. “Será uma obra complexa e que vai exigir atenção quanto a sinalização do local, principalmente por causa do fluxo de veículos pela Avenida Beira Rio, mas, que além de evitar problemas com o antigo emissário, já foi projetada pensando na expansão da rede coletora dos dois municípios nos próximos anos, sendo um local adequado e com grande capacidade”. concluiu o diretor presidente do Simae.
Fonte: Portal Éder Luiz