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SC tem a segunda menor taxa de fraudes em compras pela internet

Santa Catarina é o segundo Estado do país com o menor índice de fraude em compras pela internet. Enquanto a média nacional de tentativas de golpe ficou em 4,4%, em SC a taxa é de 2,6% - a cada R$ 100 gastos no e-commerce a partir de SC, R$2,6 foram em tentativas de fraude. Apenas o Rio Grande do Sul apresentou número mais positivo (2,2%). Os dados fazem parte do Mapa da Fraude de 2015, pesquisa realizada pela empresa ClearSale, líder nacional de sistemas antifraude no e-commerce.

Entre as regiões brasileiras, o Sul ficou com o menor percentual de tentativas de fraude (2,5%), seguido do Sudeste (3,9%) e do Centro-Oeste (5,7%). Nas últimas posições, estão Nordeste (7,2%) e Norte (7,7%). Segundo Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale, umas das razões que podem explicar essa diferença é o amadurecimento do mercado consumidor nas regiões mais ricas do país.

- Os consumidores de alguns Estados podem ter mais mais conhecimento e habilidade no uso do cartão de crédito, fazendo compras pela internet há mais tempo. É com essa hipótese que a gente trabalha - analisa.

Cuidados para não cair em golpes

Embora muitos consumidores ainda evitam fazer compras online, especialistas garantem que trata-se de um meio seguro tanto para consumidores quanto para lojistas. Um exemplo fica na comparação com os cheques. Enquanto no tradicional meio de pagamento a média nacional de devoluções ficou em 2,38% em abril (2.02% em SC), segundo a Serasa Experian, as fraudes no comércio digital não chegam a 1%.

Para o diretor da Associação Brasileira de E-commerce, Cristiano Chaussard, cuidados básicos ajudam a reduzir os riscos de ser vítima de um golpe. Ele lembra que quase todas as fraudes têm origem no roubo de dados do cartão de crédito, que não exige senha para compras online.

- Por mais que as pessoas desconfiem de colocar seu cartão na internet, 80% da captura de dados ocorrem em locais físicos, como postos de gasolina, por exemplo - diz Chaussard.

Jarouche orienta os consumidores a não deixar seu cartão à mostra na hora de fazer compras em lojas nem emprestar para conhecidos. Ele explica ainda que uma outra forma de obter os dados é por meio do fishing, quando os fraudadores mandam e-mail ao se passarem por bancos ou lojas, normalmente solicitando um recadastramento.

- Sempre que ficar em dúvida, é preferível não responder e entrar em contato com a entidade bancária.

Um terceiro modo de fraude, mais raro, é quando os criminosos conseguem roubar os dados de cartão de crédito por meio do acesso ao banco de dados das operadoras de cartão.

Empresa de SC investe em sistema própria

Uma das empresas que utilizam sistemas antifraude no e-commerce é a catarinense NC8. Pioneira no mercado nacional de venda de calçados online, a companhia completou 15 anos em março com motivos para comemorar: a crise econômica não afetou as vendas e as fraudes online continuam abaixo da média do país. De cada cem compras realizadas no site da marca, menos de uma é tentativa de fraude (0,98%). Menor ainda é o percentual daqueles que efetivamente compram o produto ilicitamente: 0,64%.

Diretor de operações da NC8, Jackson Paim explica que esse tipo de sistema é fundamental para a segurança do lojista na internet. Além dele, a empresa mantém uma equipe própria para análise das compras, o que ajuda a reduzir ainda mais os percentuais de fraudes.

- É preciso ter esse controle. Se a loja não tiver isso, vira um alvo muito fácil - afirma Paim.

Outro ponto que ajuda a diminuir os golpes na NC8 é o tipo de produto vendido. Segundo o Mapa da Fraude, os golpistas buscam especialmente games e celulares, além de artigos esportivos e acessórios em geral. O interesse é sempre por liquidez.

- A lógica é simples. Os fraudadores procuram preferencialmente algo que possa ser vendido na porta de uma faculdade, por exemplo - diz Jarouche.

Verificações

Embora o percentual de tentativas de fraude chegou a 4,4% no país, os criminosos só conseguem completar o golpe em menos de 1% desse percentual:

- As fraudes são suspensas por conta dos bloqueios de compras suspeitas.

- Cada vez que o cartão de crédito é utilizado, há uma análise automática do perfil da compra. Quando há suspeita de fraude, a análise passa para um operador. Tudo isso ocorre enquanto o consumidor espera a aprovação do pagamento.

- Quando a suspeita é grande, é informado ao lojista, que pode aprovar ou reprovar.

- Também há casos em que é ligado para o consumidor para confirmar se é ele mesmo quem está realizando aquela operaçã

Fonte: Rádio Videira AM