Notícias do Novo Tílias News

Rotary Club de Joaçaba realiza teste gratuito de Hepatite C

O Rotary Club de Joaçaba, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (11) uma importante ação social pela Erradicação da Hepatite. Durante o período da manhã e da tarde, até às 16h30, os profissionais parceiros realizando gratuitamente o teste de Hepatite do tipo C, sendo que o resultado sai na hora.

Depois de ser abordado e receber um material explicativo sobre a doença, as pessoas que aceitam realizam o cadastro e posteriormente o exame.

“Estamos felizes em ver que a população está atendendo ao nosso chamado e se inteirando desta doença que é silenciosa e que não existe vacina. Nossa expectativa é de fazermos aproximadamente 100 coletas neste sábado”, ressaltou Gustavo Deon, presidente do Rotary Club de Joaçaba.

A Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas da doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.

Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles. De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.

A Hepatite C é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais perfurocortantes. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, deve fazer o teste. A transmissão sexual é menos frequente.

Na oportunidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba também montou uma barraca para colher depoimentos das pessoas que gostariam de deixar uma gravação audiovisual para o (a) namorado (a). Isso porque, o comércio também fez atendimento especial em mais um Dia “D”, sendo que as portas ficaram abertas até às 17h, sem fechar ao meio dia.

Por Julnei Bruno

Fonte: Rádio Catarinense