O projeto pretende mobilizar 1,6 mil catarinenses a atuar de forma voluntária pela melhoria da educação do Estado. A iniciativa é promovida por meio do “Movimento Santa Catarina pela Educação” e recebe apoio do Governo do Estado. A ação tem apoio fundamental dos vice-presidentes regionais da FIESC. Os voluntários são apontados pela própria sociedade, por lideranças ou então podem se cadastrar através do site da entidade e apontar ali quais áreas gostariam de atuar, além da disponibilidade para a atividade voluntária. Até o final de 2016, o projeto deve realizar mais de 200 ações em todo o Estado.
Para uma das voluntárias e mobilizadora da região Centro Oeste Irene Catarina Dalla Lana, a satisfação em poder fazer o bem por sua comunidade é seu maior pagamento. O voluntariado faz parte de sua vida há anos, ela atua em ações na igreja católica e no Hospital São Roque de Luzerna. “É uma experiência que traz paz e uma prática ao amor ao próximo, trabalhei com educação religiosa há alguns anos na escola pública no município e poder contribuir nesta área é um prazer”, disse. “Esta atividade é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia. Sendo voluntário, você pode construir laços com diferentes pessoas e tornar a vida menos artificial; atentar para as condições de vida do outro e compartilhar saberes e ideais”.
Esta iniciativa visa unir forças com pessoas físicas da comunidade para atuar no âmbito educacional em escolas da rede pública de ensino e, consequentemente, contribuírem para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Desta forma, criamos oportunidades de elevar os índices educacionais, ampliando a participação dos pais na escola, tornando o ambiente escolar atrativo para toda a comunidade escolar.
Seja um voluntário
Quem estiver disposto ao voluntariado pode fazer seu cadastro no site do Movimento Santa Catarina pela Educação e assinalar as informações que mais se adequam ao seu perfil.
Minha escola ou instituição precisa de voluntários
As escolas da rede pública e instituições de educação sem fins lucrativos, que tiverem demandas de voluntariado destinadas aos processos de gestão escolar ou ensino e de aprendizagem de seus alunos, também podem cadastrar suas necessidades no site do Movimento: www.fiesc.com.br/santacatarinapelaeducacao
Mais informações pelo fone: ( 49) 3551 4008.
Fonte: Nativa Comunicação