Prefeitura inaugura segundo Centro de Referência de Assistência Social do município na quinta-feira (30)
Foto: Pedro Schaitel |
Ele explica que o CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Seu objetivo é descentralizar todos os serviços de assistência social no município, atendendo famílias que estão vulneráveis a riscos sociais, com vínculos afetivos frágeis, sem acesso a renda e aos serviços públicos e que sofrem qualquer tipo de discriminação. No local atuam um coordenador, uma assistente social, uma psicóloga e duas estagiárias de Psicologia e Serviço Social, para promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias residentes nos bairros Amarante, Cidade Alta e Santa Gema.
Esses profissionais irão realizar campanhas sócio-educativas, reuniões e ações comunitárias, encaminhamentos à rede sócio-assistencial (recadastramento Bolsa Família, Programa de Atenção Integral a Família), formarão grupos de convivência incentivando a geração de trabalho e renda, através da capacitação e formação profissional, além de promover palestras com foco na família e na comunidade e articular o fortalecimento dos grupos sociais. “O CRAS é a porta de entrada das famílias à rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, portanto mais uma conquista dos videirenses”, apontou Justina.
O primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município funciona desde 2010 no Bairro De Carli. Lá são atendidas famílias do próprio bairro além de moradores da Pedreirinha, Vila Verde, Campo Experimental, Água Verde e Prolar.
Foto: Pedro Schaitel |
Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira