Notícias do Novo Tílias News

Prefeitura de Videira participa do 1º Fórum Socioeconômico da Aciav

Na tarde da última quarta-feira (29), aconteceu o 1º Fórum Socioeconômico do Município de Videira, no auditório da Unoesc. O evento foi promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira (Aciav) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus Videira, com o apoio da Prefeitura de Videira, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro foi acompanho pelo vice-prefeito Dr. Jorge Lopes Oliveira, diversos vereadores, secretários e diretores municipais. 

Com o objetivo de mostrar e analisar dados importantes dos diversos setores do município, para nortear ações futuras, o Fórum teve grande participação popular, reunindo representantes políticos, da indústria, do comércio, membros de associações representativas e comunidade em geral. Seguindo uma dinâmica de apresentação, o encontro foi dividido em três partes, onde a Administração Municipal, o IBGE e a FIESC mostraram as respectivas informações levantadas. 

Os dados da Prefeitura de Videira foram apresentados pelo Diretor de Gabinete – Jairo Viebrantz Netto. “Uma equipe de trabalho, designada pelo Prefeito Wilmar Carelli, atuou arduamente para levantar os dados e mostra-los da melhor maneira possível. Visando facilitar a compreensão de todos, gráficos foram elaborados mostrando os investimentos realizados anualmente em cada uma das secretarias entre os anos de 2008 e 2016, o que se transforma em benfeitorias para os munícipes”, explicou Netto. 

Entre os subsídios mais importantes estavam os indicadores de investimento e custeio total nos setores municipais. Foi constatado que em 2008 foi investindo o menor montante nos últimos oito anos, totalizando R$ 65,06 milhões. De lá pra cá esse valor aumentou mais de 100% chegando a R$ 133,88 milhões, em 2015. Contatou-se que os setores que mais receberam verbas foram educação e saúde, respectivamente. Inversamente proporcional aos investimentos, os dados apresentados mostraram que houve uma queda acentuada do Índice de Retorno do ICMS. Em 2008 o retorno foi de 1,145%, já em 2015 caiu para 0,854%. 

O presidente da ACIAV - Vilson Giazzoni declarou que os números apresentados pela Prefeitura de Videira foram de extrema importância, “Esse Fórum marca uma nova era de acesso às informações. Alguns dados repassados pela Prefeitura foram bastante positivos e reveladores. Muitas pessoas não tem noção de como os números são tratados pela administração pública, mas chegamos a conclusão que o município está melhor do que imaginamos”, destacou. 

Em seguida, o representando do IBGE – Gilson Werle explanou a maneira utilizada pelo IBGE de elaborar as estatísticas e apresentou dados referentes ao último senso municipal quanto a economia, população, renda, emprego e escolaridade. “A intenção do IBGE ao mostrar essas informações, é atrair e despertar o interesse da população pelos dados, para que todos possam entender o cenário videirense, e para que seja possível, em longo prazo, um fomento no crescimento municipal”. Werle frisou ainda que todas as informações estão disponíveis para qualquer cidadão, basta entrar em contato com o IBGE.

A última apresentação foi a da FIESC, realizada pelo Coordenador do Observatório de Inteligência Industrial da Fiesc – Sidnei Manoel Rodrigues. Ao iniciar sua fala, afirmou: “Creio que essas informações vão auxiliar os empresários, políticos e comerciantes locais nas suas tomadas de decisões. Afinal, congregar informações é importante para o planejamento das cidades”. Em seguida, mostrou dados atuais sobre Videira, relacionados ao futuro da indústria, bem como novas alternativas de crescimento e um comparativo entre o PIB estadual e o municipal. 

Para finalizar, Rodrigues esclareceu que na visão da FIESC, Videira é um dos municípios que está “ganhando o jogo”, resultado de uma junção de esforços. “O município tem conseguido buscar recursos federais e estaduais, as indústrias locais, apesar das adversidades, estão crescendo com esforços integrados envolvendo o setor publico e as associações representativas dão o apoio necessário aos seus associados. Logicamente, há muito para ser melhorado, mas de uma forma geral, Videira tem muitos motivos para comemorar”.

De acordo com os organizadores, o evento superou as expectativas. O próximo passo será tabular as informações das apresentações, transformando-as em um documento que será posteriormente publicado e amplamente divulgado.





Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira