Foto: Pedro Schaitel |
As vagas são destinadas aos animais de rua, que tenham cuidadores, lares de passagem e pertencentes a famílias de baixa renda. Os interessados deverão se dirigir à Secretaria de Agricultura, localizada na Avenida Manoel Roque, no mesmo prédio da AMARP, para fazer a inscrição, portando carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de residência.
No ato da inscrição, os interessados já recebem todas as instruções para a cirurgia. A clínica vencedora da licitação para realizar as castrações é a Clínica Amor Animal. De acordo com o presidente do COMUPAVI – Vilso Vanz, todo o procedimento será gratuito para o dono do animal, incluindo a medicação do pós-operatório e o colar elisabetano. As cirurgias iniciam na próxima segunda-feira (4). Toda a cirurgia é realizada dentro das normas e padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária. A técnica utilizada é ovariohisterectomia, onde são retirados o ovário e útero.
“A Prefeitura de Videira entende que o melhor jeito de frear a procriação de cães e gatos é investir nas castrações. Nos dois últimos anos, contando com esse mutirão, cerca de 900 fêmeas foram esterelizadas, sendo 500 gatas e 400 cadelas. Assim é possível diminuir consideravelmente a natalidade animal, evitando problemas futuros de abando e maus tratos.”, destaca a secretária de Saúde – Rosani Luiza Schneider.
Importância da Castração
Os animais se reproduzem em escala geométrica, ou seja, as ninhadas de hoje darão origem a novos animais que também procriarão e assim sucessivamente. Por exemplo, um casal de cães, ao longo de três anos, pode gerar mais de 300 descendentes. Isso causa uma superpopulação animal, que contribui para o aumento de animais abandonados e em situação de risco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira