A Sala do Empreendedor materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. É um local onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas relativos aos processos. A unificação e desburocratização de normas e procedimentos atende a Lei Complementar 123/2006.
O novo espaço deve ser a concentração dos órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos nos diferentes procedimentos e estágios de atendimento empresarial, oferecendo serviços que vão do início ao fim dos processos, abrangendo o registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, e os serviços prestados pelos setores de fazenda, fiscalização de tributos, posturas, meio ambiente, vigilância sanitária e obras.
O município nomeou os Agentes de Desenvolvimento com a missão de transformador de hábitos dentro da própria Administração Pública Municipal, ajudando a construir uma nova cultura que valorize o papel dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico local. O agente de Desenvolvimento do município é Mauricio Bittencourt que assim como o secretário de Administração Angelo Brandalise Junior foram capacitados para atuar como atores do desenvolvimento e são peças chaves para que as políticas de desenvolvimento possam ser implementadas nos municípios. O atendimento será realizado pela servidora pública Patrícia Cordeiro.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Artesanal de Luzerna (Acial) Paulo Brand, falou da importância da Sala do Empreendedor que dará todo o apoio aos empreendedores locais. “Pedimos que as pessoas façam bom uso deste espaço, vamos aproveitar o que estamos recebendo hoje, é nosso interesse Prefeitura, Acial e Sebrae ver novas empresas surgirem e dar apoio aos já existentes”.
O prefeito Moisés Diersmann disse que o município de Luzerna dá mais um passo importante para quem deseja iniciar seu negócio ou ampliar e melhorar um existente. “Estamos disponibilizando o espaço ou sala do empreendedor, é o primeiro de toda a região da Ammoc. Neste local a pessoa poderá ter as informações e orientações com relação a abertura, formalização e funcionamento da empresa, de maneira simples e facilitada. Também orientações para capacitações, acesso a créditos facilitados e outros. Uma grande parceria entre Sebrae, prefeitura e Acial, então convidamos quem quer ter um negócio formalizado ou quer melhorar o seu existente, nos procure, teremos prazer em ajudá-lo”.
Sueli Bernardi ressalta que a abrangência do Sebrae na região Meio Oeste, são 35 municípios e todas as demandas de projetos e ações estão sendo atendidas, mas isso só se torna possível devido a parceria de instituições público privadas que estão interessadas verdadeiramente no crescimento e Desenvolvimento econômico de suas cidades. “É esta a visão e o comprometimento de todos os parceiros que faz com que os projetos sejam um sucesso. ” Sueli fez questão de frisar que a Sala do Empreendedor não é da Prefeitura ou da ACIAL, nem do Sebrae, mas sim da comunidade de Luzerna. Com esta Sala estaremos ainda mais próximos dos pequenos negócios e ressaltamos a sua importância para a economia do pais. Na região Meio Oeste representam 99,3% dos empreendimentos formais.
Fonte: Joce Pereira