Notícias do Novo Tílias News

Legislativo de Iomerê aprova dois Projetos de Lei em 1º turno

Terça-feira (7) foi dia de mais uma reunião ordinária do Poder Legislativo Iomerense. O encontro semanal foi marcado pela aprovação em primeiro turno de dois Projetos de Lei e dois requerimentos. De autoria do Luciano Paganini (PMDB) os vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei nº 863 que autoriza o Poder Executivo a efetuar abertura de crédito especial do orçamento do município, no valor de R$ 700 mil para investimento na pavimentação de ruas e passeios e na ampliação da creche municipal.

O outro projeto aprovado foi o de nº 864 que autoriza o município a firmar um Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae para a execução de um projeto embasado nas metodologias do Programa de Desenvolvimento Setorial - Agronegócio. A parceria visa aproximar o pessoal técnico especializado do Sebrae com o setor do agronegócio de Iomerê, que se encontra nas pequenas propriedades, em diversas atividades de exploração agrícola e agropecuária, sendo responsável por uma grande parcela dos recursos econômicos que impulsionam o crescimento e o desenvolvimento das propriedades e do município. A intenção é permitir que sejam fomentadas ações nos diversos setores da economia local, a fim de promover o crescimento e desenvolvimento da cidade a partir de pequenos negócios.


Penso quer explicações sobre problemas constantes 
na telefonia e internet rural de Iomerê

Durante a sessão de terça-feira (7), o vereador Aleomar Penso (PMDB) apresentou dois requerimentos ligados a eficiência da comunicação na área rural do município. O primeiro deles é direcionado a empresa de telefonia fixa e internet OI S/A e solicita informações sobre o funcionamento deficitário nas redes de telefone fixo, de forma especial na Comunidade de Linha Bom Sucesso. Segundo o vereador, os consumidores estão enfrentando, inclusive, dificuldades em relatar tal condição pelo serviço 0800, razão pela qual procuraram o parlamentar para ser o intermediador na busca de uma solução por parte da empresa prestadora do serviço de telefonia.

Penso aponta que os problemas podem ser originados pelo processo de pavimentação asfáltica da SC 355, que mexeu com grande parte da infraestrutura da telefonia. "Agora, com a terraplanagem praticamente concluída é o momento da empresa de telefonia percorrer essas linhas e verificar o funcionamento dos serviços telefônicos, prezando mais uma vez pela valorização do consumidor", complementou o vereador.

Já o segundo pedido de informações é direcionado a empresa HD Comunicações LTDA, responsável pela instalação, manutenção, e prestação de serviços de telefonia fixa e internet rural em Iomerê. A iniciativa foi implantada por meio de um programa de inclusão digital firmado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com Iomerê , mas desde a implantação em 2012 não funciona adequadamente, tendo sido motivo de outro requerimento em 2014, porém sem resposta da empresa. "Continuamos recebendo diariamente queixas dos usuários deste sistema, onde 50% destes reclamam da lentidão, péssimo funcionamento e falta de assistência técnica e outros porque ainda não foram contemplados pelo sinal que deveria ter cobertura de 100% na área territorial do município, contrariando, portanto, o propósito deste programa, conforme foi anunciado na época da assinatura do convênio", apontou Penso que também solicitou a notificação ao Procon de Videira sobre o caso.

Fonte: Assessoria de Imprensa